Nascido em Manaus, Mário Pio é apaixonado pela natureza. O gerente geral do Wyndham Olímpia Royal Hotels gosta de pescar nos rios e estar próximo da água. Além disso, é um grande adepto da leitura, hábito que traz desde a juventude. O executivo possui uma biblioteca particular com mais de 500 exemplares.

Durante a vida, aprendeu francês, espanhol, inglês e um pouco de alemão. “O conhecimento de outras línguas nos aproxima de povos de vários países e nos possibilita imergir em culturas bem diferentes da nossa, sempre aprendendo e enriquecendo”, pontua Pio, que também é um grande apreciador de vinhos, degustados em rodas de conversa com amigos.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em Engenharia de Produção, Pio acumula mais de 35 anos de experiência na hotelaria, tendo trabalhado em grandes redes do setor, como Accor, Atlantica Hospitality International, Posadas, Tropical e Wyndham, quando atuou como gerente geral do Wyndham Berrini.

Com experiência nas áreas comercial e operacional de hotéis, é também professor em cursos de Turismo, Hotelaria e Administração há nove anos. No Três Perguntas de hoje (5), o Hotelier News recebe Pio para um bate-papo sobre o desempenho do hotel, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Mário Pio

Hotelier News: Você está prestes a completar um ano à frente do Wyndham Olímpia. Sendo assim, como estão os números do empreendimento? Como você avalia a performance da unidade nesse período?

Mário Pio: Cheguei ao Wyndham Olímpia no dia 21 de junho do ano passado, prestes a começar a alta temporada das férias de julho. Foi um desafio emocionante. Apesar de já ter passado por outros empreendimentos de lazer, as experiências mais recentes foram em hotéis em que o corporativo reinava. Outro fator absolutamente empolgante é o tamanho deste hotel, com seus 960 apartamentos e mais de 9 mil metros quadrados (m²) de área de lazer.

Naquele início, ainda vivíamos sob a sombra da pandemia, mesmo com a vacinação avançando por todo o país e as medidas de restrição sendo liberadas. Começamos então acelerados, colocando todo o aprendizado acumulado em mais de 35 anos de experiência na hotelaria e com a certeza de estar no lugar certo, no momento certo: dirigir Wyndham Olímpia, o maior hotel de rede internacional no país.

Em um ano como gerente geral do hotel mais divertido de Olímpia, tenho só bons resultados a compartilhar. Encerramos 2022 com crescimento do RevPar em 18% e diária média em 55% em relação a 2019, antes da pandemia. Claro que a demanda reprimida do lazer e a retomada das viagens contribuíram para esses resultados também, mas nosso time comercial trabalhou bastante com os operadores e agentes de viagens, criou promoções, pacotes temáticos e soube aproveitar esse momento de alta procura.

Em 2023, os números são ainda mais auspiciosos. No primeiro trimestre, tivemos faturamento recorde histórico de 32% maior que o mesmo período em 2022, aumento de 15% da diária média e fechamos o período 17% acima do budget projetado. Do ponto de vista operacional, elevamos o nível da experiência gastronômica dos nossos hóspedes com o Acquarela Restaurante, criamos a suíte temática dos dinossauros, melhoramos o nosso mix de pontos de conveniência e de alimentação, além de aumentar as atrações de lazer com a Arena Beach e a Bola Aquática. Foi um ano intenso.

HN: Para este ano, as perspectivas são otimistas? Quais estratégias o hotel está adotando para elevar e principalmente manter o volume de hóspedes?

MP: São super otimistas. Estamos cumprindo nosso orçamento anual com ótimos resultados, mas acima de tudo estamos vendo nossos hóspedes mais satisfeitos com nossa oferta de lazer, entretenimento e serviços. Nosso índice de satisfação aumentou, voltamos a distribuir dividendos para os investidores e retomamos os investimentos na melhoria de nossa infraestrutura, ampliando nosso sistema de energia solar, reformando a área das nossas piscinas climatizadas e contratando mais profissionais para se juntarem ao time do Wyndham Olímpia.

Com nossa rede de parceiros locais, principalmente no que tange à oferta de entretenimento e cultura de Olímpia, estamos convencendo nossos hóspedes que o destino é muito mais que águas termais e, com isso, aumentando sua permanência na cidade, o que gera mais receita para os empreendedores locais e deixa também nossa comunidade mais receptiva aos turistas, ou seja, todos ganham. A expectativa é que Olímpia atraia 4 milhões de turistas em 2023 e estamos certos de que boa parte deles encontrará no Wyndham Olímpia a melhor opção de hospedagem para seus dias de diversão em família.

HN: Em outra ocasião, você mencionou que estão previstas melhorias estruturais e ampliações no Wyndham Olímpia para 2023. Nesse momento de pós-pandemia, com clientes cada vez mais criteriosos em relação à experiência, essas mudanças são cruciais para garantir o bom posicionamento no mercado?

MP: Com toda a certeza! O hóspede, além de mais exigente, está valorizando mais seu tempo livre no pós-pandemia. Não raramente vemos executivos e executivas trabalhando em nossas áreas sociais enquanto os filhos se divertem com nossa equipe de lazer. A facilidade do modelo híbrido ou remoto de trabalho adotado por grande parte das empresas trouxe para o Wyndham Olímpia um volume de hóspedes também durante a semana.

As melhorias estruturais já estão acontecendo, tanto no front, quanto no back. Queremos que todos os clientes – internos e externos – tenham a melhor experiência aqui e desejem voltar. O Wyndham Olímpia foi o primeiro hotel de bandeira internacional a se instalar em Olímpia, além de possuir o maior programa de recompensas do mundo, o Wyndham Rewards. Poder trazer os standards internacionais para uma propriedade como essa, assim como a certificação Wyndham Green que recebemos recentemente, é fundamental para a sustentabilidade do negócio, a satisfação do hóspede e a retenção do talento humano.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts