Baiana criada em Campinas, no interior paulista, Mariana Jahnel de Oliveira gosta de aproveitar seus momentos de descanso ao lado da família. Ao viajar, busca o clima das montanhas para relaxar, fazer caminhadas e trilhas 4×4, além de ler e assistir séries e filmes.

A literatura e a paixão por aprender novos idiomas impulsionaram seu interesse por linguística, e hoje Mariana cursa Letras em Português e Inglês. A profissional ainda possui MBA em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM-SP e é bacharel em Hotelaria pelo Senac-SP, onde teve a oportunidade de estagiar no Grande Hotel Campos do Jordão.

Em sua carreira, Mariana acumula outras experiências no IHG Hotels & Resorts e Hotel Unique. Participou da implantação do Sofitel Jequitimar Guarujá, onde assumiu seu primeiro cargo de coordenação de equipe.

“No Vitória Concept Campinas, desenvolvi a implantação da conciergerie e atuei como coordenadora de Eventos. Estou na Bourbon Hospitalidade desde 2012, na área de Eventos do Bourbon Atibaia, o maior empreendimento da rede. Tive oportunidade de participar de grandes projetos, como os Potenciais Sucessores, de formação de futuros gestores”, conta.

Vencedora do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria Gerência de Eventos, Mariana compartilha sua visão sobre as mudanças no setor, experiências e o futuro dos eventos dentro da hotelaria.

Três perguntas para: Mariana Jahnel de Oliveira

Hotelier News: O setor de eventos foi amplamente afetado pela pandemia, com uma retomada massiva em 2023. Na sua visão, quais as maiores transformações do segmento após a crise?

Mariana Jahnel de Oliveira: Na retomada pós-pandêmica, muitos acreditavam que a demanda reprimida seria efêmera, mas pelo contrário, 2023 foi um excelente ano e em 2024 os eventos presenciais estão com força total. Agora, nossos clientes começaram a antecipar cada vez mais datas para eventos futuros, antecedência que nos últimos anos já não se notava. A pandemia mostrou que os eventos híbridos vieram para ficar, e hoje a oferta de internet de alta velocidade é essencial, assim como experiências tecnológicas e de interação digital. Mais do que nunca, o setor está demonstrado o poder dos eventos presenciais para engajar os participantes, proporcionar experiências e gerar resultados positivos.

HN: Experiência é, atualmente, um dos pontos cruciais na tomada de decisão do cliente. Pensando nessa mudança de comportamento, como o Bourbon Atibaia busca se diferenciar perante a concorrência no segmento de eventos?

MJO: O Bourbon Atibaia tem uma estrutura completa de resort para reuniões corporativas e lazer, que permite organizar uma agenda que contemple experiências ao ar livre, atividades de team building, esportivas, recreativas e de bem-estar. Esses momentos permitem criar memórias e fortalecer vínculos entre os participantes do evento. A Bourbon Gastronomia também proporciona experiências diferenciadas e especiais, contemplando desde os pequenos encontros a grandes convenções. E, principalmente, no Bourbon Atibaia contamos com uma equipe muito engajada e dedicada a acolher hóspedes e clientes de forma única, focada cada vez mais em treinamentos para o time. Afinal, a hotelaria é feita por pessoas e elas quem fazem a diferença.

HN: Como você acredita que serão os eventos em hotéis no futuro? Quais pilares estão ganhando espaço no setor? E a hotelaria está preparada para as mudanças que estão por vir?

MJO: Os eventos serão cada vez mais voltados para a experiência, e a hotelaria permite esta integração à vivência do hóspede, em especial os resorts, oferecendo variedade de serviços e atividades que vão além do evento em si. Pilares como sustentabilidade, responsabilidade social e inclusão estão em destaque. O setor começa a acompanhar estas mudanças, e deve investir cada vez mais nas pessoas, em treinamento de equipe, atualização de infraestrutura, novas tecnologias e parcerias estratégicas, especialmente em ESG.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal