Formado em administração pela PUC São Paulo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Gefferson Alves tem uma longa trajetória de estudos passando por MBA na FGV (Fundação Getúlio Vargas) e formação no exterior, incluindo a University of California, Berkeley, Haas School of Business, Cornell Johnson Graduate School of Management e Harvard Business School.

Seu currículo conta ainda com grandes nomes Meliá e Accor. Hoje, atua como consultor onde aplica seu conhecimento de mais de 20 anos no setor da hoteleiro. Com forte enfoque no turismo de luxo, o profissional ama viajar e explorar o litoral do Nordeste. “E, sempre que possível visito São Paulo, onde possuo familiares e me realizo pessoalmente com a riqueza cultural e gastronômica da cidade”, conta.

Ainda sobre momentos de lazer, Gefferson Alves costuma dividir seu tempo entre aulas de funcional e musculação com o um personal. Gosta ainda de praticar atividades de mindfulness, sempre buscando o equilíbrio entre o corpo, alma e mente.

Três perguntas para: Gefferson Alves

Hotelier News: O Nordeste é uma região que depende muito da malha aérea para o turismo. Como os hotéis locais têm se adaptado à crise e como devem suprir essa demanda dos turistas mais distantes?

Gefferson Alves: Sofremos muito ao longo dos anos e este cenário só se agravou ainda mais com o atual momento. Entendemos que algumas praças como Recife, Salvador e Fortaleza investiram fortemente trazendo alguns hubs, no entanto quando comparamos com destinos mais maduros como Sul e Sudeste a diferença é gritante. O turismo regional tem sido grande responsável pela demanda principal dos finais de semana e feriados. Sabemos que ainda estamos muito distantes de chegarmos a patamares de 2019 que, por sinal, já não eram os melhores. Estamos trabalhando fortemente os canais B2C com alto investimento em mídias, ações comerciais em nosso site e central de reservas com alto foco em diária média e RevPar. O caminho é duro, porém estamos bastante confiantes em 2021 / 2022 com o pós vacina. A gestão eficiente dos custos tem sido cada vez mais fortalecida! Fazer mais com muito menos nunca foi tão importante e sabemos que felizmente será um caminho sem volta.

HN: O outro lado da diminuição de malha aérea é que o público que costumava viajar ao exterior fica restrito ao Brasil. Como o país tem absorvido essa demanda de turistas e houve crescimento na hotelaria de luxo em decorrência da pandemia?

GA: Estamos em um momento importantíssimo onde a combinação das “fronteiras fechadas” e dólar nas alturas faz com que o turista brasileiro viaje pelo Brasil e redescubra o quanto o nosso país é rico em destinos e experiências. Entendo que é mais um momento propício de investir aqui e mostrar o que temos de melhor, mesmo ainda com tamanha limitação aérea. O rodoviário, player importante há poucos anos, está agora voltando com tudo e sabemos que a viagem por este meio também é prazerosa, mesmo que pouco mais demorada e às vezes cansativa.

HN: Em fevereiro de 2019 você seguia uma missão de inserir o Rio Grande do Norte na rota de luxo nacional. O que mudou desde então? Houve alguma mudança em função da crise?

GA: Desde 2017 tenho o Rio Grande do Norte como base e, desde que, por decisão própria me despedi do Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, em agosto de 2019, sigo à frente da minha própria consultoria de gestão hoteleira atuando em produtos de segmentos distintos desde o midscale, upscale, lifestyle e luxury em praças como Natal, João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador e Fernando de Noronha.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal