Fábio Werneck é um grande fã de esportes, especialmente corrida, ciclismo, tênis (no qual foi campeão seis vezes nos Jogos Jurídicos) e futebol, tendo o Botafogo como clube do coração. Além disso, pratica corrida de rua há dez anos, correu quatro meias maratonas e atualmente treina para sua primeira maratona, que acontecerá em junho de 2023.

E o agito não para por aí. Ele também é apaixonado por música e se declara um grande fã de rock ‘n roll e assistiu a seis shows do Metallica, sua banda preferida. Já como indicação de leitura, o profissional aponta o livro Satisfação Garantida, de Tony Hsieh, que conta a história de como a Zappos se tornou uma referência em cultura corporativa e satisfação do cliente, bem como de toda a jornada que culminou com a venda da empresa por US$ 1 bilhão para a Amazon há 10 anos.

O profissional é formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Iniciou sua carreira no mundo corporativo, nas áreas jurídica e de relações com investidores. Em uma década atuando na área, passou por escritórios como Mattos Filho e por três empresas de capital aberto do setor de infraestrutura: OGX, PetroRio e SBM. Após vender sua participação nos negócios, se juntou à WeWork para desenvolver e abrir as primeiras unidades da empresa em Alphaville (SP).

Em sua trajetória, fundou, desenvolveu e vendeu três negócios do ramo de Gastronomia entre 2013 e 2019. Ingressou em 2019 na rede hoteleira Selina como gerente geral das unidades Madalena (SP) e Lapa (RJ), que se destacaram no período e o credenciaram para assumir, recentemente, o cargo de gerente Regional da Selina no Brasil, sendo responsável pelas unidades Lapa, Copacabana, Búzios e Paraty (RJ), além de uma propriedade em Bonito (MS).

Werneck é o convidado de hoje (21) do Hotelier News para um bate-papo no Três perguntas para. Na conversa, abordamos especificamente o Selina Lapa, suas perspectivas, estratégias e resultados. Confira!

Três perguntas para: Fábio Werneck

Hotelier News: O Selina Lapa estreou no mercado carioca há pouco mais de três anos e se consolidou rapidamente. Hoje, com a hotelaria em plena recuperação, como está a demanda do hotel? O nível pré-pandemia já foi superado?

Fábio Werneck: O Selina carrega, desde a fundação, a ideia de ser um destino não somente para turistas, mas também para os seus vizinhos, isto é, de criar uma relação de proximidade também com os residentes locais de cada unidade. Este conceito também está presente no Selina Lapa e pode ser notado principalmente por meio dos eventos e programações musicais que acontecem no The Rooftop Lapa e na Comuna, que atraem todos os dias da semana os cariocas, desde jovens fãs de música, festa e gastronomia, ao público corporativo que trabalha nos arredores.

Por conta disso, foi possível manter a alta demanda, mesmo durante os períodos mais difíceis, superando a ocupação dos anos anteriores e tendo como expoente os grandes eventos como Carnaval e Rock in Rio.

HN: Em relação ao share atual do hotel, qual a porcentagem das demandas doméstica e internacional? Quais estratégias estão sendo desenvolvidas para atrair estes públicos?

FW: Atualmente, após a liberação das restrições, observamos um número cada vez maior de turistas estrangeiros voltando a viajar para o Brasil, o que impacta diretamente em nosso share de hóspedes, que hoje está em aproximadamente meio a meio (nacionais e internacionais).

Por sermos uma marca internacional focada em experiências, atraímos os nômades digitais e trabalhadores remotos, que já nos conhecem e viajam meses indo de Selina a Selina. Para atrair esse público e garantir a venda direta, temos um aplicativo com tecnologia proprietária, que informa os eventos que estão sendo realizados em todas as unidades da rede ao redor do mundo. Além disso, também possuímos um programa de assinatura – Selina Colive – por meio do qual é possível pagar mensalmente e ficar hospedado em qualquer unidade ao redor do mundo, pelo tempo que desejar.

HN: Como você avalia a performance total do hotel em 2022? Considerando os resultados, as perspectivas para o ano que vem são otimistas?

FW: O Selina Lapa teve uma curva de crescimento muito positiva ao longo do ano de 2022. Melhoramos a performance em relação aos anos anteriores, além de posicionar o empreendimento de forma mais estratégica para o público local e internacional. Isso foi realizado por meio do incremento dos serviços de Gastronomia e eventos, fora os serviços adicionais que definem o DNA Selina: cowork, spa, massagem, passeios turísticos e aulas de yoga.

Para 2023, devido ao crescimento da empresa no Brasil, a estratégia passa por uma reestruturação com criação de Gerências Regionais que terão autonomia na operação e na criação de experiências, potencializando a implementação da estratégia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Selina