Hospitalidade está no DNA de Antônio de Albuquerque. O diretor de Operações do NH Curitiba The Five adora receber convidados em casa e preparar bons pratos ao som de jazz e MPB. Além disso, o executivo também se dedica à leitura em suas horas livres. O último livro, que fica como indicação, foi Conversas acerca do vinho, de Gabi Monteleone. “A obra reflete sobre a cultura do vinho e das escolhas que podemos fazer ao bebê-lo. A leitura nos faz repensar atitudes de consumo, entre outros pontos. Além disso, o livro relaciona o vinho à cultura, economia e sustentabilidade, reforçando a importância da bebida para o mundo”, diz.

Albuquerque atua há 30 anos no segmento de hotelaria e catering. O profissional é formado em Administração e mestre em Gestão da Hospitalidade pela Bournemouth University, no Reino Unido. Sua primeira experiência com hospitalidade foi no ramo de refeições coletivas e, posteriormente, ingressou na hotelaria como gerente de Gastronomia do antigo Hotel Miramar, em Recife. Mais tarde, atuou no corporativo de diversas redes, como Bourbon Hotéis & Resorts, Estanplaza Hotéis, Atlantica Hospitality International e Mabu Hotéis.

O executivo é o convidado de hoje (24) do Hotelier News em mais uma sessão do Três perguntas para. No bate-papo, considerações sobre as perspectivas, estratégias e desafios do empreendimento paranaense. Confira!

Três perguntas para: Antônio de Albuquerque

Hotelier News: Neste momento de retomada da hotelaria, os hóspedes estão buscando cada vez mais por experiências novas e inesquecíveis. Como o NH Curitiba The Five tem atuado para inovar neste sentido?

Antônio de Albuquerque: Queremos proporcionar aos hóspedes e à cidade de Curitiba mais entretenimento e cultura. A inauguração do nosso wine & cocktail bar, Five Lounge, foi um marco para nós. O espaço, que fica no segundo andar anexo ao hotel, contempla um ambiente fechado com proposta de identidade visual e design que remete aos elementos da coquetelaria clássica e contemporânea. E ainda, o grande terraço do Complexo The Five, um ambiente a céu aberto com poltronas, sofás e lareiras.

O espaço tem menu com inspiração espanhola e programação especial com grandes nomes da cena musical curitibana. Além do Five Lounge, promovemos eventos culturais como exposições de arte e lançamentos de livros.

HN: Como você avalia o desempenho do hotel ao longo deste ano? Quais foram as estratégias adotadas para elevar ocupação, diária média e RevPar?

AA: Após a turbulência enfrentada por todos em 2020 e parte de 2021, retomamos o crescimento e já superamos o faturamento de 2019. Os ensinamentos e aprimoramentos da fatídica pandemia nos guiaram para um melhor planejamento de operação e custos, garantindo, assim, uma melhor performance.

Em termos numéricos, quando comparamos o primeiro semestre deste ano com o mesmo período de 2021, a recuperação foi excepcional. Registramos um aumento de 400% em faturamento, 401% aumento do número de quartos ocupados e 377% em número de hóspedes. Em números reais, tivemos cerca de 10 mil hóspedes no primeiro trimestre do ano. Neste segundo trimestre, com clima mais ameno, houve acréscimo de 15% no fluxo de pessoas.

HN: Por fim, qual sua expectativa para 2023, considerando a performance deste ano? O empreendimento e o setor como um todo estão mais otimistas?

AA: Nossa resiliente atividade inicia em 2023 com otimismo e pé no chão. Nosso objetivo é crescer tanto em ocupação, quanto em diária média, recuperando o investimento feito ao longo dos períodos 20/21. Otimismo não nos falta, e planejamos novidades e inovações no que se refere aos produtos do NH Curitiba The Five.

(*) Crédito da foto: Divulgação/NH Curitiba The Five