Após convidarmos Ana Helena Malheiros e Guido Stütz, o Hotelier News traz uma entrevista com outra executiva do The Westin Porto de Galinhas. Diretora de A&B (Alimentos & Bebidas) do empreendimento da Marriott, Ana Laura Heissenberger é natural de Buenos Aires e acumula mais de 30 anos de experiência na hotelaria.

Sua carreira começou no Sheraton Buenos Aires, onde atuou no setor de compras e em todos os departamentos de A&B. Fora da Argentina, Ana Laura trabalhou no Sheraton Salzburg, na Áustria, até regressar à América do Sul.

No período entre 1996 e 2003, foi professora do curso de hotelaria e Alimentos & Bebidas da escola técnica mais importante da capital argentina. Em seguida, assumiu a supervisão de A&B do Park Tower e atuou como coordenadora de banquetes no Sheraton Asunción.

Complementando sua experiência em países latino-americanos, Ana Laura mudou-se para a Cidade do México, onde respondeu como coordenadora de A&B do Sheraton Maria Isabel — cargo que ocupou até 2010.

Sua trajetória em terras brasileiras começou em 2011, quando aceitou o convite para ser gerente de Treinamento no Sheraton Rio de Janeiro. Por aqui, Ana Laura ainda tem passagens pelo Sheraton Porto Alegre e no Sheraton Macaé, onde formou toda a equipe de bares e restaurantes dos empreendimentos.

Em 2014, foi convidada para participar da implantação do Sheraton Reserva do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho. Mais tarde, em setembro de 2020, a executiva assumiu o posto de gerente de Qualidade do The Westin Porto de Galinhas, ajudando na implantação dos processos e na inauguração da bandeira.

Três perguntas para: Ana Laura Heissenberger

Hotelier News: Como o primeiro hotel da bandeira Westin no Brasil, de que forma a gastronomia busca trazer a essência da marca e enaltecer a regionalidade nordestina?

Ana Laura Heissenberger: Para trazer a essência da marca, e ser coerente com ela, no The Westin Porto de Galinhas implementamos os padrões da Westin, e a partir deles, criamos os cardápios. A gastronomia tem como fundamento um dos seis pilares do bem-estar: o eat well (se alimentar bem). Todos os pontos de alimentos e bebidas devem ter este conceito sempre presente. Por isso, em cada bar ou restaurante, oferecemos algum tipo de alimento que nos conecta com a boa alimentação.

Um menu balanceado e cheio de cores é muito importante. Controlar a presença de gorduras e poupar sódio é fundamental. Eu, junto ao gerente de A&B e à nossa chef executiva, analisamos cada cardápio diário e semanal, pois temos que pensar na saúde, na variedade e na diversidade.

Já para enaltecer a regionalidade nordestina, escolhemos ter os maravilhosos sabores do nosso estado em todas as refeições. O café da manhã nordestino é muito peculiar, tem sabores e texturas que não se encontram em outros estados. Além de ter nossa indispensável estação de tapiocas feitas na hora na frente do cliente, e com aquele sorriso cálido, oferecemos no bufê pratos como canjica, mungunzá ou pamonha, assim como as inevitáveis raízes.

HN: No total, o empreendimento oferece 10 opções gastronômicas. De que forma a gestão busca diferenciar seus pontos de vendas e qual a representatividade do departamento dentro do faturamento do resort?

ALH: Cada ponto de venda precisa ter sua identidade. No The Westin Porto de Galinhas, o hóspede tem a oportunidade de fazer um tour pelas diferentes experiências gastronômicas, com o eat well sempre presente.

Deixa te contar como pode ser um dia do nosso hóspede. Vamos fazer um tour gastronômico no The Westin Porto de Galinhas? Me acompanhe!

Vamos tomar café da manhã no Mercado (Nº1), com um bufê para todos os gostos: nacional e internacional. Estações de pratos feitos na hora, comidas típicas, receitas clássicas internacionais, frutas regionais e uma seleção de pães doces e salgados feitos no resort.

Vamos para o Bar Molhado (Nº2) para curtir um drink tropical. A carta do é super variada, e os drinks são feitos no momento na frente do hóspede.

Para acompanhar esses divinos drinks, vamos nos dirigir até o Oásis (Nº3), onde diariamente oferecemos variados petiscos. Não faltam os frutos do mar e opções vegetarianas. Tudo servido em pequenas porções individuais. Sextas fazemos um complemento de petiscos diretamente da Parrilla.

No Bar Relax (Nº4) podemos desfrutar de uma refrescante água de coco ou de algum drink do simpático cardápio.

Em seguida, é o momento de aproveitar o Carrinho dos caldinhos (Nº5). Caldinho chama cerveja, então temos que escolher entre as opções de chopp ou a variedade de cervejas das geladeiras localizadas nos pontos estratégicos.

Neste ponto temos que fazer uma difícil escolha: ou vamos para o almoço no Mercado, onde é servido um bufê de frios, saladas, pratos quentes, sobremesas e cozinha show, estação de crepes e ponto de grill. Aos sábados temos a tradicional feijoada. Ou ficamos no Beach Club e nos deixamos surpreender pelo menu do dia do Food Truck (Nº6)! O espaço tem sete cardápios diferentes, um para cada dia da semana.

Às 15h abre o Westin Café (Nº7), com uma ampla variedade de pastelaria fina, bolos, salgados e cafés. Todos feito no resort. Este local é muito charmoso, é um pedacinho da Europa em Porto de Galinhas.

Agora, é momento de se refrescar com um picolé ou sorvete do nosso Carrinho de Sorvetes (Nº8). Ao entardecer, é possível apreciar uma taça de espumante do nosso Carrinho com Chopp de Espumante (Nº9)! É só escolher um dos sabores que tenha no dia.

O jantar segue sendo um desafio, pois as opções são muitas para quem ficar uma semana no hotel. Temos o bufê no Mercado, com uma enorme variedade de pratos, e que para a noite muda a apresentação e incrementa a estação de pizza, e o Sushi Bar três noites por semana.

O Tuna (Nº10) é um restaurante à la carte, que oferece um menu degustação contemporâneo de seis tempos, com vinhos personalizados e exclusivos. O local tem vagas limitadas e requer reserva antecipada. Já o Velas (Nº11) abre suas portas duas vezes por semana, com um moderno menu fusion de cinco tempos. Para os amantes da cozinha nikkei, este é o local certo para desfrutar os sabores do mar, também mediante reserva. Neste mesmo local, temos nosso Sushi Bar ao vivo, que funciona três vezes por semana.

Também contamos com o Galinhas Bistrô (Nº12), que funciona com reservas e onde servimos um divertido menu regional para que nossos hóspedes façam um tour pelos sabores nordestinos.

Independente do local do jantar, precisamos fechar o dia com um sofisticado cocktail no APO Bar (Nº13). O espaço tem uma carta clássica, cheia de comebacks.

Para quem precisa um dia de relaxamento e escolhe ficar dentro do apartamento, é possível utilizar nosso serviço de room service (Nº14). Esta opção tem um custo adicional e é cobrada separadamente, pois não é parte do pacote all-inclusive.

Referente à representatividade do departamento dentro do faturamento do resort, podemos mencionar os pacotes que oferecemos por fora all-inclusive, como jantar romântico, café flutuante, chá da tarde, piquenique romântico ou para a família, room service, casamentos, eventos, banquetes, entre outros.

HN: O Westin Porto de Galinhas se apresenta como um hotel com cozinha 4.0. O que isso significa? Como a tecnologia atua nas operações e quais soluções foram implementadas para otimizar processos?

ALH: Nossa cozinha é muito mais do que uma cozinha inteligente, que funciona sem gás e otimiza os processos utilizando a mais moderna tecnologia.

(*) Crédito da foto: Divulgação/The Westin Porto de Galinhas