Com seu público-alvo composto, majoritariamente, por pessoas com idades mais elevadas, o Sofistic Hotel quer dialogar com gerações mais novas de consumidores. Para fazer essa conexão, o empreendimento localizado em Itapema (SC) aposta na gastronomia como um fator de aproximação.

Até novembro de 2023, o Alma Restaurante operava com ares de formalidade. Após uma pesquisa interna, o Sofistic Hotel decidiu fazer um rebranding do espaço gastronômico, buscando uma atmosfera mais moderna e acessível. Agora sob a chancela de Alma Gastro e Bar, o estabelecimento apresenta reformulações em seu menu e carta de drinks.

“A pesquisa foi o pontapé inicial para as transformações. O restaurante tinha um layout antigo, mais pesado e muito formal. Repaginamos e deixamos o ambiente mais moderno, visando atrair clientes mais jovens, pois a região não possui uma oferta para esse público”, conta Juliano Garcia, gerente geral da propriedade.

O investimento de R$ 250 mil na reforma contemplou mobiliário, decoração, entre outras mudanças estruturais. Com o novo posicionamento, o Alma Gastro e Bar já viu sua receita subir em 30% nos últimos 60 dias.

Garcia explica que, em períodos de alta temporada, cerca de 40% do público do restaurante é externo — demanda que o Sofistic pretende abraçar cada vez mais. Neste novo momento, o espaço passa a funcionar das 11h30 às 23h30, com opções de almoço e jantar.

Para não perder a qualidade do atendimento, o quadro de colaboradores do restaurante cresceu em 15% para ocupações tanto de salão quanto de cozinha. “A questão da mão de obra é uma dor nacional. Apostamos em capacitações internas e contratamos pessoas sem experiência para as vagas. Temos nossos processos bem estruturados, o que facilita na adaptação”, salienta o gerente.

Sofistic Hotel - juliano garcia

Mão de obra é uma dor, salienta Garcia

Mudanças no menu

Uma das prioridades do Sofistic Hotel foram as alterações na carta de drinks, além da manutenção de seus mais de 100 rótulos de vinhos. A cozinha, comandada pelo chef Cassiano Borges, traz opções gastronômicas para diferentes paladares.

Como prato principal, o Alma serve pratos para compartilhar, como a picanha grelhada, acompanhada de queijo coalho, arroz branco, fritas e farofa; o salmão grelhado servido com lentilhas mediterrâneas, molho de iogurte e manjericão e o camarão com risoto caprese e burrata. Dos pratos individuais, o polvo grelhado com risoto de beterraba é o carro-chefe.

Os clientes também podem optar pelas sugestões do chef, como é o caso do risoto de peras e gorgonzola, e a massa do dia, como o espaguete à carbonara. Além disso, o restaurante oferece opções de almoço vegetariano, sendo o cuscuz marroquino um dos preferidos de quem abre mão das carnes.

Para finalizar, o menu apresenta aos seus clientes uma seleção de sobremesas, como o crème brûleé, o mil folhas com brigadeiro de doce de leite e o Willy Wonka, uma entremet que leva uma camada de bolo de amêndoas, mousse de chocolate e finalizada com glacê de chocolate.

Happy Hour

Outra novidade é o happy hour, com vinhos e drinks para harmonizações. Os clientes também têm a oportunidade de provar uma especialidade da casa: o sushi grill de filé bovino. Fritas, dadinhos de tapioca e sashimi de salmão defumado são outras opções do espaço.

“O happy hour vem de encontro com nossa demanda de eventos, que é um nicho relevante para o hotel, já que alugamos salas e temos um espaço para 180 pessoas em formato de auditório. É um segmento que queremos fomentar”, diz Garcia.

O Alma Gastro e Bar ainda aposta em performances musicais aos finais de semana para complementar a experiência dos hóspedes e clientes.

Novos projetos

No ano passado, o Sofistic Hotel anunciou a contratação de Roberto Brunet como diretor Comercial. Para 2024, o empreendimento tem planos de oferecer pacotes de experiências e receptivos a partir de parcerias com empresas locais.

“Vamos vender passeios de barco, mergulho, city tours e pacotes focados em turismo religioso. Nosso objetivo aqui não é incrementar receita, mas elevar o tempo de permanência do hóspede, que hoje é de duas diárias e meia para três e meia”, acrescenta o gerente.

O projeto está em fase de formatação, mas Garcia adianta que passeios para o Beto Carrero, Pomerode, Balneário Camboriú e Bombinhas estão dentro dos roteiros do hotel. Internamente, o empreendimento passará a oferecer traslados para o aeroporto.

Em 2024, o hotel ainda pretende ampliar seu espaço de café da manhã e remodelar a brinquedoteca, que ganhará ares menos infantis e mais joviais.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Sofistic Hotel