Sofistic Hotel busca novos públicos com upgrade em oferta gastronômica
15 de janeiro de 2024Com seu público-alvo composto, majoritariamente, por pessoas com idades mais elevadas, o Sofistic Hotel quer dialogar com gerações mais novas de consumidores. Para fazer essa conexão, o empreendimento localizado em Itapema (SC) aposta na gastronomia como um fator de aproximação.
Até novembro de 2023, o Alma Restaurante operava com ares de formalidade. Após uma pesquisa interna, o Sofistic Hotel decidiu fazer um rebranding do espaço gastronômico, buscando uma atmosfera mais moderna e acessível. Agora sob a chancela de Alma Gastro e Bar, o estabelecimento apresenta reformulações em seu menu e carta de drinks.
“A pesquisa foi o pontapé inicial para as transformações. O restaurante tinha um layout antigo, mais pesado e muito formal. Repaginamos e deixamos o ambiente mais moderno, visando atrair clientes mais jovens, pois a região não possui uma oferta para esse público”, conta Juliano Garcia, gerente geral da propriedade.
O investimento de R$ 250 mil na reforma contemplou mobiliário, decoração, entre outras mudanças estruturais. Com o novo posicionamento, o Alma Gastro e Bar já viu sua receita subir em 30% nos últimos 60 dias.
Garcia explica que, em períodos de alta temporada, cerca de 40% do público do restaurante é externo — demanda que o Sofistic pretende abraçar cada vez mais. Neste novo momento, o espaço passa a funcionar das 11h30 às 23h30, com opções de almoço e jantar.
Para não perder a qualidade do atendimento, o quadro de colaboradores do restaurante cresceu em 15% para ocupações tanto de salão quanto de cozinha. “A questão da mão de obra é uma dor nacional. Apostamos em capacitações internas e contratamos pessoas sem experiência para as vagas. Temos nossos processos bem estruturados, o que facilita na adaptação”, salienta o gerente.
Mudanças no menu
Uma das prioridades do Sofistic Hotel foram as alterações na carta de drinks, além da manutenção de seus mais de 100 rótulos de vinhos. A cozinha, comandada pelo chef Cassiano Borges, traz opções gastronômicas para diferentes paladares.
Como prato principal, o Alma serve pratos para compartilhar, como a picanha grelhada, acompanhada de queijo coalho, arroz branco, fritas e farofa; o salmão grelhado servido com lentilhas mediterrâneas, molho de iogurte e manjericão e o camarão com risoto caprese e burrata. Dos pratos individuais, o polvo grelhado com risoto de beterraba é o carro-chefe.
Os clientes também podem optar pelas sugestões do chef, como é o caso do risoto de peras e gorgonzola, e a massa do dia, como o espaguete à carbonara. Além disso, o restaurante oferece opções de almoço vegetariano, sendo o cuscuz marroquino um dos preferidos de quem abre mão das carnes.
Para finalizar, o menu apresenta aos seus clientes uma seleção de sobremesas, como o crème brûleé, o mil folhas com brigadeiro de doce de leite e o Willy Wonka, uma entremet que leva uma camada de bolo de amêndoas, mousse de chocolate e finalizada com glacê de chocolate.
Happy Hour
Outra novidade é o happy hour, com vinhos e drinks para harmonizações. Os clientes também têm a oportunidade de provar uma especialidade da casa: o sushi grill de filé bovino. Fritas, dadinhos de tapioca e sashimi de salmão defumado são outras opções do espaço.
“O happy hour vem de encontro com nossa demanda de eventos, que é um nicho relevante para o hotel, já que alugamos salas e temos um espaço para 180 pessoas em formato de auditório. É um segmento que queremos fomentar”, diz Garcia.
O Alma Gastro e Bar ainda aposta em performances musicais aos finais de semana para complementar a experiência dos hóspedes e clientes.
Novos projetos
No ano passado, o Sofistic Hotel anunciou a contratação de Roberto Brunet como diretor Comercial. Para 2024, o empreendimento tem planos de oferecer pacotes de experiências e receptivos a partir de parcerias com empresas locais.
“Vamos vender passeios de barco, mergulho, city tours e pacotes focados em turismo religioso. Nosso objetivo aqui não é incrementar receita, mas elevar o tempo de permanência do hóspede, que hoje é de duas diárias e meia para três e meia”, acrescenta o gerente.
O projeto está em fase de formatação, mas Garcia adianta que passeios para o Beto Carrero, Pomerode, Balneário Camboriú e Bombinhas estão dentro dos roteiros do hotel. Internamente, o empreendimento passará a oferecer traslados para o aeroporto.
Em 2024, o hotel ainda pretende ampliar seu espaço de café da manhã e remodelar a brinquedoteca, que ganhará ares menos infantis e mais joviais.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Sofistic Hotel