O setor de serviços registrou incremento de 0,7% em janeiro, repetindo o percentual de dezembro (dado revisado de avanço de 0,3%), segundo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A mediana das estimativas de 27 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data era de 0,5% com intervalo das projeções indo de queda de 1,5% a elevação de 0,3%, aponta o Valor Econômico.

A surpresa vem um dia após o Instituto mostrar que o volume de vendas do varejo subiu 2,5% em janeiro, ante uma estimativa mediana de alta de 0,1% e um teto de 1,7% de aumento. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador de serviços avançou 4,5%, superando as expectativas, que eram de incremento de 1,5% com intervalo de projeções entre recuo de 1,7% e crescimento de 3,3%. No resultado acumulado em 12 meses até janeiro, houve alta de 2,4%.

Com o desempenho de janeiro, terceiro saldo positivo consecutivo, o setor de serviços está em patamar 13,5% superior ao do pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 0,7% abaixo de dezembro de 2022, auge da série histórica do indicador.

Outros dados

O IBGE informou, ainda, que a receita nominal subiu 2,7% na passagem entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Na comparação com janeiro de 2023, a receita de serviços teve alta de 8,8%.

Pilar importante da economia, os serviços vêm sendo favorecidos por conta de um mercado de trabalho aquecido e cenário mais positivo em relação à inflação, revela a Forbes.

(*) Crédito da foto: Pixabay