De acordo com dados divulgados hoje (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de Serviços encerrou 2023 com saldo positivo de 2,3% em relação ao ano anterior. Entretanto, o crescimento mensal de dezembro foi mais modesto, chegando a 0,3% em relação ao mês anterior e menos 2% em relação ao mesmo período de 2022.

O setor turístico apresentou um aumento de 1,4% em suas atividades na comparação com o mês imediatamente anterior. O segmento encontra-se 3,6% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, porém 3,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica, em fevereiro de 2014.

O índice atual do setor está situado 11,7% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020. No entanto, ainda há um caminho a percorrer, uma vez que o setor está 1,7% abaixo dos números registrados em dezembro de 2022, o ponto mais alto da série histórica.

Outros segmentos

Os serviços de informação e comunicação foram os destaques positivos, registrando um aumento de 3,4%, seguidos pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, que apresentaram uma expansão de 3,7%. Esses resultados contribuíram para impulsionar o setor como um todo, apesar dos desafios enfrentados ao longo do ano.

Em relação às atividades específicas, os serviços prestados às famílias foram os que mais se destacaram, com um crescimento de 3,5% em dezembro, superando pela primeira vez o patamar pré-pandemia. Por outro lado, o segmento de transporte de passageiros continuou enfrentando dificuldades, com uma retração de 1% no último mês, acumulando uma perda de 7,8% no período e ficando 8,8% abaixo do nível atingido antes da pandemia.

(*) Crédito da foto: Scott Graham/Unsplash