Setor de franquias cresce em 2023 e hotelaria se destaca
2 de abril de 2024De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e BR Insights, o setor de franquias brasileiro está em crescimento, tendo apresentado expansão de 13,8% em 2023 frente ao ano anterior. Neste cenário, a hotelaria aparece como um dos segmentos responsáveis por esse avanço, visto que grandes redes, como Wyndham, Hyatt, Marriott, Accor e IHG, têm olhado para o modelo de negócios como estratégia para ganho de escala.
A Accor, por exemplo, revelou recentemente que traçou um plano para os próximos cinco anos, visando manter seu crescimento de portfólio. Entre as principais diretrizes, está o investimento nas franquias, juntamente com as marcas premium. Com dados coletados entre 8 e 31 de janeiro de 2024, a pesquisa da ABF apontou que, entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022, por exemplo, observou-se aumento de 14,2% no faturamento das franquias participantes, atingindo R$ 72,6 milhões. Já a receita total do ano ficou em R$ 240,6 bilhões.
No recorte por setor, Alimentação – Food Service lidera o crescimento, com 17,9%. Em seguida, estão Hotelaria e Turismo (16,4%) e Beleza e Bem-Estar (17,5%). O setor de Alimentação é, também, o que lidera o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, revela o Valor Econômico.
Outros dados
Como possíveis explicações para o crescimento do setor de franquias de alimentação, o estudo sugere o delivery em alta, combinado com a retomada presencial, avanço do ticket médio e novos modelos de negócio focados em conveniência e uso da tecnologia para produtividade. De modo geral, o incremento das operações de franchising foi de 6,2% em 2023, atingindo exatas 195,8 mil.
No primeiro trimestre do ano passado, a hotelaria teve a maior variação positiva entre os setores pesquisados, chegando a 37,5%. À época, o crescimento foi explicado pela alta demanda reprimida por viagens e pela elevação do ticket médio dos turistas. No Brasil, outra rede que passou a olhar para o modelo com mais interesse foi a Intercity Hotels, que utilizou as franquias como grande aposta para ampliar o portfólio ao longo do último ano.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Intercity Hotels