Profundamente impactado pela pandemia de Covid-19, o setor aéreo segue na luta pela recuperação completa. Conforme divulgado hoje (10), pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), as viagens aéreas globais cresceram 41,3% em novembro de 2022 frente ao mesmo mês de 2021. Na América Latina, o aumento foi de 59,2%, com alta de 55,6% na capacidade e de 1,9 pontos percentuais na taxa de ocupação das companhias aéreas (82,9%). Globalmente, o tráfego alcançou a marca de 75,3% dos níveis pré-crise, de novembro de 2019.

A diferença é grande quando o resultado é segmentado por viagens internacionais e domésticas. No primeiro caso, o aumento no tráfego foi de 85,2% frente a novembro de 2021, com destaque para a região Ásia Pacífico, embora todas as regiões tenham apresentado melhorias. Com isso, o segmento internacional atingiu 73,7% dos níveis de novembro de 2019.

Quanto ao tráfego doméstico, cuja recuperação se encontra em estágio mais avançado que o internacional, aumentou 3,4% em relação a novembro de 2021. Segundo a entidade, o resultado global continua sendo impactado pelas restrições de viagens na China. Na comparação com o período pré-pandemia, o segmento atingiu 77,7% dos níveis de novembro de 2019.

“Os resultados do tráfego de novembro reforçam que os consumidores estão desfrutando da liberdade de viajar”, avalia Willie Walsh, diretor geral da IATA. “Infelizmente, as reações à reabertura das viagens internacionais da China em janeiro mostram que muitos governos ainda estão fazendo política científica quando se trata de Covid-19 e viagens”, acrescenta.

“Além de epidemiologistas, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e outras organizações disseram que a reintrodução de testes para viajantes da China pode fazer pouco para conter um vírus que já está presente em todo o mundo”, continua. “Os governos devem se concentrar no uso das ferramentas disponíveis para gerenciar a Covid-19 com eficácia — incluindo tratamentos aprimorados e vacinas — em vez de repetir políticas que falharam nos últimos três anos”, complementa o executivo da IATA.

Demais regiões

Ainda que o setor aéreo da América Latina tenha apresentado bons resultados, o destaque do mês de novembro fica para a região Ásia-Pacífico. que apresentou aumento de 373,9% no tráfego em relação ao mesmo mês de 2021. A capacidade aumentou 159,2% e a taxa de ocupação subiu 35,9 pontos percentuais, atingindo 79,2%.

Em seguida, aparecem as companhias aéreas da África e Oriente Médio, que registraram alta de 83,5% e 84,6% no tráfego na mesma base comparativa, respectivamente. A capacidade da malha aérea dessas regiões saltou 48,4% e 45,4% e a taxa de ocupação subiu 14,2 e 16,5 pontos percentuais, atingindo 74,3% e 77,7%, as menores entre as regiões, respectivamente.

Por fim, estão as regiões cujo setor já se encontra mais desenvolvido, América do Norte e Europa. O tráfego aéreo da primeira verificou alta de 69,9% na comparação anual, com aumento de 45,5% na capacidade e 1,9 pontos percentuais (82,9%). Quanto ao continente europeu, o tráfego cresceu em 45,3%, a capacidade em 25,1% e a taxa de ocupação em 11,6 pontos percentuais, atingindo 83,6%, a maior entre as regiões.

(*) Crédito da foto: Suhyeon Choi/Unsplash