Com mais um feriado à vista, o Rio de Janeiro se prepara para receber um alto fluxo de turistas. Em clima de otimismo, a hotelaria carioca já conta com 67,90% de seus quartos reservados na Semana Santa, apontam dados do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro).

A pesquisa da entidade contempla hospedagens para o período entre 29 e 31 de março, com visitantes em busca de acomodações para aproveitar o feriado de Páscoa. Os bairros mais procurados até o momento são Leme/Copacabana, com 78,29%, Ipanema/Leblon (68,49%), Centro (67,67%), Barra/Recreio (65,51%) e Flamengo Botafogo (51,98%).

Este é o primeiro feriado após o Carnaval, que ficou aquém das expectativas do setor em termos de demanda. No período da folia, a hotelaria carioca registrou ocupação de 87% — percentual inferior ao observado na festa do Rei Momo em 2023 (96%).

Apesar da ocupação abaixo do esperado, o Rio foi impulsionado por alta em diária média e RevPar, segundo o CoStar Group. No feriado, o setor hoteleiro da cidade teve incremento de 9,1% em seu tarifário, chegando a R$ 996,92, enquanto a receita por quarto subiu 4%, atingindo a marca de R$ 694,02.

Eventos em 2024

Em maio, o show único da cantora Madonna promete movimentar a cidade. Dados da Lighthouse já apontam para alta procura por hotéis e aluguéis de curta temporada. Mesmo a pouco mais de 50 dias da apresentação, 29% dos empreendimentos hoteleiros estão indisponíveis e 15% da oferta de short-term rental está reservada.

Para o Rock in Rio, previsto para setembro, cerca de 41% dos hotéis da base de dados da empresa aparecem como indisponíveis. Os preços dos quartos anunciados para o período do festival de música já estão superando as taxas do Carnaval de 2024, todavia, o setor ainda pode buscar espaço para incrementos de receita.

(*) Crédito da foto: Rafael Catarcione/Riotur