Em sua última edição, em setembro de 2022, o Rock in Rio colocou o Rio de Janeiro no top 5 global de crescimento RevPar, segundo dados da STR. Com um aumento de preço próximo a 100% frente a 2019, o aquecimento do indicador mostrou a força do evento para a hotelaria da capital fluminense. E, ao que tudo indica, em 2024 o festival deve impactar o setor de forma ainda mais categórica.

Estudos de previsão de demanda da Lighthouse apontam que o festival de música segue como uma excelente oportunidade de crescimento para os hotéis. Muito além de uma demanda robusta, o Rock in Rio é uma janela imperdível para aumento de preços. Ou seja, os hoteleiros devem iniciar desde já suas estratégias de otimização de receita.

Lado a lado com o Carnaval como um dos eventos mais relevantes do calendário carioca, o Rock in Rio pode ultrapassar a folia este ano. Segundo o HotéisRIO, a maior festa do país teve ocupação de 87% — nível abaixo do esperado e inferior a 2023, quando o indicador bateu 96%.

O festival, que tradicionalmente atrai mais de 700 mil pessoas, já indica alta procura em 2024. Dados da Lighthouse apontam que o nível de busca este ano, entre os dias 13 e 22 de setembro, superam qualquer outro período de 2024.

O interesse por hospedagens aumenta nos dias 14, 19 e 22. O indicador de demanda mostra o triplo de procura de um dia normal. O fenômeno, de acordo com a Lighthouse, é oriundo da busca por ofertas menores de preços, mesmo sem o anúncio completo da programação do festival.

Entre as duas semanas do evento, 41% dos hotéis da base de dados da empresa estão listados como indisponíveis — o que pode sinalizar que as propriedades não estão publicando seus inventários para datas de alta procura.

grafico 1

Carnaval x Rock in Rio

Os preços anunciados dos quartos para o Rock in Rio estão atualmente superando as taxas observadas durante o Carnaval do Rio 2024, onde os valores médios dos apartamentos em todas as classificações de estrelas atingiram o pico de R$ 1.132.

Para o dia 20 de setembro de 2024, as diárias já alcançam os R$ 1.776 — valor ligeiramente superior ao observado para o fim de semana de abertura do festival (R$ 1.735).

O aumento significativo nos preços contrasta com a estabilidade observada durante outros períodos. Normalmente, as diárias na cidade variam entre R$ 650 e R$ 750. Portanto, o atual aquecimento representa um incremento de quase três vezes em relação às taxas habituais.

grafico 2

Apesar dos números animadores, a Lighthouse pondera que a hotelaria carioca pode estar perto do seu pico máximo de preços. Na edição anterior do Rock in Rio, as tarifas médias durante as duas semanas de evento foram de R$ 1.208 e R$ 1.175 em comparação com R$ 1.349 e R$ 1.192 no mesmo período. Isso coloca os valores de 2024 na primeira semana 12% acima do evento em 2022 e apenas 1% superior quando consideramos a segunda semana, em termos nominais.

Considerando a inflação, os preços de 2024 serão mais elevados na primeira semana do que na segunda. Além disso, os valores médios publicados há 90 dias para o período do festival desviam muito pouco das taxas observadas atualmente. Ou seja, o setor pode estar perto do seu topo na curva de diárias.

A alta procura, todavia, mostra que ainda existem oportunidades de ganhos de receitas para o período do evento. Os hoteleiros podem, por exemplo, incentivar reservas com tarifas premium. A parcela de hotéis com descontos de estada de dois dias mais do que dobrou desde setembro de 2023, chegando a 9%.

Como um período de alto valor para o turista, os hotéis podem tentar catalisar o tempo de hospedagem. Os gestores de receita deverão ficar atentos às possíveis mudanças de mercado para definir as melhores tarifas.

(*) Crédito da foto: reprodução/CNN Brasil

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação/Lighthouse