O Carnaval do Rio de Janeiro é sempre um período de muita expectativa para a hotelaria. Afinal, trata-se de um dos destinos brasileiros mais buscados por turistas nacionais e internacionais. Hoje (15), o HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) divulgou o número consolidado da festa. Durante o período, o setor registrou ocupação de 87%. O alto percentual, ainda que supere as previsões das últimas semanas, de 85%, ficou abaixo do atingido no ano passado, quando o indicador bateu 96%.

Em entrevista exclusiva ao Hotelier News, Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, comentou sobre o resultado. “O fato de o Carnaval ter tipo ocupação inferior a do ano passado é um somatório de fatores: primeiro, a festa aconteceu no início de fevereiro, o que sem dúvida pegou os brasileiros saindo de um janeiro no qual tivemos forte concentração de pagamentos de taxas, impostos, matrícula escolar, ou seja, muitas despesas nesse início de ano”, avalia.

“Em segundo lugar, acredito que o preço das passagens aéreas também tenha sido um fator relevante no deslocamento dos turistas do mercado nacional para o Rio de Janeiro. Outro forte motivo foi o crescimento das hospedagens por meio de plataformas, que concorrem diretamente com a hotelaria formal. Também penso que precisamos trazer inovações para o Carnaval do Rio. Está na hora de fazermos algumas mudanças, não só na festa de rua, mas também na Marquês de Sapucaí. Isso é importante para que possamos alcançar novamente os índices que esperamos, em torno de 95% de ocupação”, complementa.

O Réveillon, por sua vez, teve desempenho semelhante, também ficando atrás do mesmo período do ano anterior. Lopes afirma que, nesse caso, um fator que comprometeu a ocupação foi a demora na divulgação das atrações. “É preciso realmente fazer mudanças na programação. Além disso, também tivemos forte concorrência de destinos competitivos”, analisa.

Rio: números do Carnaval

Durante o Carnaval, a região de Botafogo/Flamengo foi a mais procurada (90,73%), seguida por Ipanema/Leblon (88,87%), Copacabana/Leme (87,84%), Centro (87,20%) e Barra/Recreio (83,38%).

Entre as cidades do interior, Miguel Pereira liderou (93,50%), seguida de perto por Teresópolis (90,90%). Logo depois aparecem Cabo Frio (89,60%), Nova Friburgo (85,20%), Angra dos Reis (84,20%), Vassouras (83,90%), Valença/ Conservatória (82,70%), Petrópolis (82,30%) e Armação dos Búzios (80,80%). Após Paraty (75,50%), ficaram praticamente empatados Itatiaia/Penedo (74,40%) e Macaé (74,20%), seguidos por Rio das Ostras (71,70%) e Arraial do Cabo (68,50%).

“Celebramos os números da ocupação hoteleira durante o período de Carnaval, que se estende até o próximo domingo, quando ainda teremos alta movimentação de turistas em todo o Rio. É importante ressaltar que o feriado este ano aconteceu no início de fevereiro, o que dificulta que as pessoas façam as suas viagens em virtude das despesas de final de ano. É um número expressivo acima do esperado pelo momento em que estamos. A média no interior demonstra também uma ocupação muito expressiva com cidades acima dos 90%”, destacou Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay