O ano começou otimista para a rede hoteleira de São Luís. A capital maranhense iniciou 2021 com ocupação acima dos 80%. Durante o período da virada, entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, o indicador chegou aos 83%, segundo dados da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) em parceria com o Observatório do Turismo, vinculado à UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

O levantamento foi realizado com estabelecimentos cadastrados no Cadastur (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas), o que reforça o potencial do destino como mola propulsora para a retomada do setor no estado nordestino.

“Por orientação do prefeito Eduardo Braide, nós vamos fazer o trabalho de divulgação do destino São Luís para receber cada vez mais visitantes. Um trabalho que requer de nós habilidade, principalmente por conta da pandemia. Contudo, seguiremos com todos os protocolos sanitários instituídos, da maneira mais receptiva possível”, explicou Saulo Santos. secretário de Turismo de São Luís.

São Luís: preferência pelo litoral

Na orla da capital, a taxa de ocupação também superou os 80%, apontando a preferência do turista pela área litorânea. O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, com 640 quilômetros de extensão. Por ser uma ilha, a população e os visitantes aproveitam as praias devido à estrutura de bares, restaurantes, hotéis e prática de esportes como o kitesurf.

(*) Crédito da foto: Ana Paula Photos