No dia 2 de março de 1979, o Hotel Senac Ilha do Boi iniciava uma trajetória que marcaria o empreendimento como um dos mais tradicionais da hotelaria capixaba. Localizada em Vitória, a propriedade celebra 45 anos em 2024 em uma nova fase, modernizada e com apetite de expansão para atrair turistas de outras regiões do país.

Detentor de uma arquitetura icônica, o projeto foi concebido pelos arquitetos Otávio Sérgio de Moraes e Victor Manoel Saldanha Marinho. Situado no topo de uma montanha e com vista para o mar, o empreendimento opera também como um hotel-escola do Senac, sendo responsável pela formação de profissionais da hotelaria e gastronomia.

Em 2023, o Hotel Senac Ilha do Boi finalizou sua revitalização interna, que contemplou melhorias em suas 95 acomodações. “No ano passado, operamos com apenas 60 quartos, pois o restante estava em obras. Mesmo com menos apartamentos, conseguimos uma ocupação de 50%, diária média de R$ 395 e RevPar de R$ 200”, revela Francisco Azevedo, gerente Comercial da propriedade.

Azevedo chegou ao hotel em 2022 com a missão de reestruturar o departamento Comercial, que estava há cinco anos inoperante. Segundo o executivo, subir a diária média não foi uma tarefa árdua, uma vez que o tarifário estava defasado e sem reajustes.

“A subida de 2022 para 2023 foi grande, conseguimos dar um salto de R$ 290 para R$ 395 em diária média, nos ajustando aos nossos concorrentes. Para 2024, estamos com todo o nosso inventário disponível, buscando também uma ocupação maior”, destaca o gerente.

O mercado capixaba é, majoritariamente, composto pela demanda corporativa, que representa 80% da ocupação do Hotel Senac Ilha do Boi — fator que ajudou no reajuste tarifário. Já o lazer, após a pandemia, tomou a frente de 20% dos hóspedes.

“Antes da Covid-19, o lazer representava 10% da nossa demanda. Com a busca por experiências, por nosso hotel ser uma referência em gastronomia, com boa localização e ampla estrutura, os hóspedes a lazer passaram a ocupar nossas acomodações aos finais de semana. Foi um trabalho feito em redes sociais que colocou a propriedade em evidência para o turismo regional e rodoviário”, pontua Azevedo.

Para 2024, a expectativa é de incremento para 60% de ocupação, R$ 430 de diária média e RevPar de R$ 230.

Francisco Azevedo

Azevedo retomou as atividades comerciais

Investimentos

Além das acomodações, o Hotel Senac Ilha do Boi ainda reformou sua piscina e área interna. Agora, as melhorias na parte externa e fachada estão em curso, com previsão de entrega para março de 2025. As obras contemplam a estrutura de lazer e a abertura de um beach club, que também será aberto ao público local.

Como é tradição do Senac, a gastronomia é um dos diferenciais do empreendimento, que serve bufês fixos e café da manhã para passantes e hóspedes. “A qualquer dia da semana nosso restaurante está aberto para receber o público de fora”, diz Azevedo.

Um dos destaques é a feijoada aos sábados, lançada em 1985, e é servida até hoje. Às sextas-feiras, quem brilha é a culinária capixaba, pautada em moquecas e frutos do mar. No domingo, o bufê do hotel ressalta a gastronomia italiana.

“Ainda contamos com oito salas de eventos que geram receita para o A&B. No total, nosso faturamento é dividido em 60% de hospedagem e 40% de gastronomia e eventos. Quase todos os dias temos eventos de empresas da região, por isso, criamos uma cozinha show para que os convidados possam participar da produção de pizzas e colocar a mão na massa”, ressalta o gerente.

45 anos

De olho no futuro, o Hotel Senac Ilha do Boi pretende seguir formando profissionais para o setor, além de desenvolver produtos para elevar sua competitividade perante o mercado. Para celebrar seus 45 anos, o empreendimento planeja realizar eventos e mostras culturais com imagens dos espaços da propriedade no passado.

“Vamos fechar parcerias com influenciadores de três segmentos diferentes para contar nossa história de acordo com suas perspectivas e informações do passado. Nosso hotel já viveu o que o Espírito Santo tem de melhor e vamos seguir atualizando nosso produto, com foco em atingir novos públicos”, diz Azevedo.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Senac Ilha do Boi