ABIH-SP: hotelaria paulista retoma ritmo de crescimento em junho
23 de julho de 2024A ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo) divulgou hoje (23) mais uma edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, referente ao mês de junho deste ano. De acordo com a entidade, a hotelaria paulista retomou o ritmo de crescimento, apresentando recuperação nos três indicadores básicos – taxa de ocupação, diária média e RevPar – após retração atípica em maio.
Em junho, segundo o relatório, a ocupação ficou em 54,95%, alta de 13,41% na comparação com o mês anterior. Na diária média, por sua vez, o incremento foi de 5,18% na mesma base comparativa. Já o RevPar teve a maior variação entre os três indicadores, crescendo 19,29% no mês.
A pesquisa da ABIH-SP aponta que, das 13 MRTs (Macrorregiões Turísticas) pesquisadas, apenas três apresentaram queda na ocupação. Já na diária média e RevPar, o resultado foi positivo em todas elas, com destaque para as MRTs com apelo turístico de inverno e corporativo, que retomaram a demanda após a retração registrada em maio.
Perspectivas
O relatório da ABIH-SP mostra que a perspectiva da hotelaria paulista para julho é positiva, mesmo com o arrefecimento da demanda corporativa. Isso porque, no período, as férias escolares e empresariais tendem a impulsionar fortemente o lazer.
Para este mês, a ABIH-SP prevê que a taxa de ocupação dos hotéis paulistas deva chegar a 60,50%, ficando atrás dos 61,73% registrados no mesmo período de 2023.
Nesta edição, ABIH-SP pesquisou sobre a oferta de UHs adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Os resultados foram satisfatórios quanto ao que recomenda o decreto 11303, que regulamenta o artigo 45 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Porém, houve MRTs que exibiram índices abaixo do recomendado, o que sugere, às respectivas propriedades, adequação iminente para atender a este público.
(*) Crédito da foto: Pixabay