No dia 19 deste mês, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional ao Turismo) e o MTur (Ministério do Turismo) se reuniram com os conselhos municipal e estadual do Rio de Janeiro e com a FecomercioRJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro), com o objetivo de discutir demandas relacionadas ao setor. Entre elas, o desejo de aumentar o fluxo de estrangeiros e eventos internacionais no estado.

Durante a programação de reuniões, a Embratur apresentou ao trade local projetos de divulgação dos destinos brasileiros, realizados no primeiro semestre. Além disso, a entidade adiantou também o que está previsto para a segunda metade de 2022: campanhas publicitárias em mercados estratégicos, press trips, workshops, roadshows e participação em grandes feiras internacionais, segundo a Folha dos Lagos.

“A Fecomercio reuniu cerca de 60 entidades para discutir turismo, uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento socioeconômico. Foi extremamente importante para a gente debater, discutir e resolver gargalos e problemas que temos no setor”, explica Silvio Nascimento, presidente da Embratur.

Outras ações

Sérgio de Almeida, presidente da TurisRio (Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro), se colocou à disposição para contribuir na organização de press trips com jornalistas estrangeiros, entre outras ações realizadas pela Embratur.

“Podem ter certeza de que o estado contribuirá no que for necessário para impulsionar a comercialização do Rio de Janeiro no exterior”, acrescenta.

Carlos Brito, ministro do turismo, participou da reunião de forma online para ouvir os pleitos locais. Durante o encontro, foi proposta, por exemplo, a criação de uma comissão de turismo do Rio para trabalhar em conjunto com o MTur e a Embratur. O aumento da conectividade aérea no Rio com outros países também foi discutido na reunião.

Neste cenário, a Delta Airlines anunciou o retorno de voos que ligam o Rio de Janeiro a Atlanta, nos EUA. Segundo a empresa, os passageiros contarão com voos diários entre os destinos, embarcando e desembarcando no Aeroporto do Galeão a partir de 18 de dezembro, reforçando a tendência de recuperação do turismo internacional.

(*) Crédito da foto: Raphael Nogueira/Unsplash