A pouco mais de quatro meses para o início da Copa do Mundo, os impactos da competição já podem ser sentidos na economia. De acordo com o relatório Análise do Comportamento de Consumo, do Itaú Unibanco e da Rede, os efeitos de consumo relacionados ao Catar cresceram 2.275% no segundo trimestre. No turismo internacional como um todo, os gastos subiram 287% no período.

As viagens internacionais puxaram a alta, com avanço de 215% na quantidade de operações identificadas pelo banco. Apesar da explosão da procura pelo país sede da Copa, os EUA seguem como o destino com mais gastos de brasileiros.

No Catar, os setores mais impactados são as agências de turismo, com alta de 308% no volume de transações, seguido de passagens aéreas, com crescimento de 102%. Apesar do incremento relevante, o turismo internacional ainda não atingiu os patamares pré-pandemia, mas vem em avanço constante desde o primeiro trimestre do ano passado.

Expectativas de consumo

Segundo levantamento realizado pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), divulgado no início de julho, a Copa do Mundo deve movimentar R$ 175 milhões em vendas até o fim do ano. No primeiro semestre, a cifra já atingiu os R$ 133 milhões.

Além do aumento observado pela Braztoa, o Kayak apontou crescimento de mais de 1.200% nas buscas de voos para o Catar, apenas no primeiro semestre deste ano.

(*) Crédito da foto: Konevi/Pixabay