Entendendo as novas demandas do mercado, a Resorts Brasil concretiza iniciativas que vinham sendo gestadas desde 2021. Ao longo dos últimos meses, a entidade promoveu uma série de ações que já sinalizavam sua mudança de posicionamento perante duas tendências que ditarão o futuro: ESG e inovação.

Em evento promovido no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, a associação apresentou projetos importantes para o turismo como um todo. Em dezembro de 2021, a Resorts Brasil lançou sua publicação comemorativa de 20 anos de entidade, que seria o pontapé inicial para as iniciativas vindouras.

Entre junho e novembro deste ano, a associação promoveu o ESG Events Experience em São Paulo, interior paulista e Rio de Janeiro. Outros eventos, como a Jornada Resorts Brasil, foram desenvolvidos para debater temas como desafios operacionais e hospitalidade na era digital.

“Encerramos um ano muito intenso de maneira acelerada. Dentre os projetos que realizamos, destacamos duas frentes para explorar”, inicia Marcelo Picka, presidente da Resorts Brasil.

Ana Biselli, presidente executiva da entidade, relembrou os três pilares que sustentam as ações da Resorts Brasil: Representar e Engajar; Sensibilizar e Olhar; e Refletir e Transformar. “Este é um momento especial para nós, pois vamos compartilhar desdobramentos de alguns projetos, como o e-book, lançado na WTM-LA deste ano”.

Com a nova diretora, liderada por Picka, a entidade passou a olhar os temas de sustentabilidade e inovação com mais atenção. “Queremos evoluir nessas pautas, conversando com associados para entender suas expectativas, assim como as demandas do consumidor final”, acrescenta Ana.

Cartilha ESG

Ao lado de parceiros, a Resorts Brasil desenvolveu sua cartilha de ESG. Dividida em três eixos e 12 tópicos, o documento foi pensado para oferecer diretrizes e boas práticas sustentáveis para o setor hoteleiro. “Ninguém se torna ESG do dia para a noite. Nossa ideia é caminharmos juntos neste contexto”, complementa a presidente.

Ana Paula Arbache, sócia e CEO da Arbache Innovations, empresa parceira na criação da cartilha, ressalta que os pilares foram pensados de acordo com a agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). “Nossa proposta é entender o que é prioridade para o setor, fazer uma otimização de macrogestão e trazer eficiência. Temos pesquisas com consumidores que mostram que o ESG é levado em consideração. O que o turismo tem dentro de casa precisa ser embalado e divulgado”.

resorts brasil - cartilha esg

Juliana Salles, gerente executiva da Resorts Brasil, revela que a cartilha é um direcionamento para o setor hoteleiro. “A ideia foi trazer um pontapé inicial para o mercado com diretrizes de como podemos crescer juntos e de que forma olhamos esse tema em nossos negócios. Acreditamos que os resorts são agentes de transformação em suas localidades”.

Além de Ana Paula, a cartilha também contou com a participação de Alice Assad, Isis Batista e Jin A Im. “Não existe receita de bolo a ser empregada, mas queremos incentivar o mercado a fazer cada vez mais. Quem não quer ser uma empresa do bem?”, questiona Isis.

A cartilha de ESG da Resorts Brasil já está disponível no site da entidade e pode ser acessada através do link.

Hub de inovação

A frente de inovação também ganhará força em 2023. Em novembro deste ano, a entidade se juntou ao Turistech Hub no próximo ano, a iniciativa ganhará sua primeira sede na capital paulista, localizada no Cubo Itaú.

“Iniciamos essa jornada em 2021 e procuramos terceiros para nos ajudar em temas como gerenciamento de receita e inovação aberta. O projeto vem de encontro com a necessidade do setor gerar competitividade e, consequentemente, sua rentabilidade, pois ainda estamos nos recuperando de um processo complicado”, retoma Ana.

Oficialmente, o hub começa a operar em fevereiro de 2023. O projeto contou com a participação de especialistas, como Roland Bonadona, CEO do Bonadona Hotel Consulting, e Eduardo Lorea, CEO da Numerik — responsável pela estruturação do Turistech.

“Valor se fez com inovação em nível estratégico e operacional. Precisamos ampliar esse impacto e o Turistech parte deste ponto. Temos algo valiosíssimo como setor e temos que nos beneficiar disso participando do ecossistema de inovação”, provoca Lorea.

Segundo o executivo da Numerik, a pauta de inovação não é neutra, mas sim influenciada por atores ativos em seus direcionamentos. “O turismo precisa estar presente para demandas as soluções que necessita com foco em sustentabilidade e competitividade”.

Os principais objetivos do hub são

  • Pautas a agenda de inovação
  • Encontrar e desenvolver soluções para o setor
  • Disseminar a cultura da inovação
  • Desenvolver uma base de talentos

O Turistech será formado por empresas de turismo, startups, associações do setor, investidores, rede de PDI e fornecedores, combinando uma experiência física e digital. “Vamos ter uma formatação de governança sem fins lucrativos, gerando dados, criando estratégias e conectando o universo do turismo ao de inovação”, complementa Lorea.

O hub contará com um programa que contempla aceleração de startups, eventos, formação de líderes e muito mais.

resorts brasil - programa

(*) Crédito da capa: iStock

(**) Crédito das imagens: Divulgação/Resorts Brasil