Com as mudanças recentes no setor da hotelaria – como na operação, no uso de novas tecnologias e no comportamento do consumidor –, o segmento de resorts vem buscando novas estratégias para se reinventar. Com o objetivo de entender esses novos padrões de forma mais aprofundada, Resorts Brasil e FGV (Fundação Getulio Vargas) se uniram para lançar o e-book A Gestão da Jornada do Viajante: novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais. A publicação foi apresentada oficialmente durante a WTM-LA, realizada no início de abril.

Para levar esse rico conteúdo para um número ainda maior de hoteleiros, o Hotelier News começa neste sábado (11) a publicar entrevistas com alguns dos 42 autores do e-book. Os conteúdos ficarão durante uma semana no ar, ampliando a análise de cada um dos artigos. “Desde a fundação, nosso propósito é levar conhecimento para o mercado hoteleiro. Então, quando vimos os autores e a qualidade dos textos, procurei a Resorts Brasil para ver como poderíamos ajudar”, explica Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

O Hotelier News é referência no setor de hospitalidade. Sem dúvida, essa parceria fará com que o poder de disseminação do nosso conteúdo cresça consideravelmente. Ficamos muito contentes, porque essa publicação contou com a contribuição de várias mãos. São 42 autores e mais uma equipe de diagramação e edição. Compartilhar esse conhecimento em um meio tão relevante é motivo de muita satisfação”, afirmou Ana Biselli Aidar, diretora executiva da Resorts Brasil.

“Estamos felizes de combinar essa divulgação com a terceira edição da Jornada Resorts Brasil, que se inicia agora em junho. O livro foi construído com inspiração dos nossos associados, mas quem contribuiu foram pessoas de fora e especialistas no nosso segmento, trazendo algumas respostas às provocações realizadas na jornada do ano passado”, acrescenta Ana.

O e-book

Resorts Brasil - Anúncio_ebook

Ana durante o lançamento do e-book na WTM-LA, em São Paulo

Ana explica ainda que o livro foi dividido em três contextos. O primeiro diz respeito ao mercado, analisando como as empresas têm se posicionado e como a sustentabilidade está sendo inserida, entre outros pontos. “A partir disso, chegamos ao tópico Negócios, o segundo do livro. Este, por sua vez, avalia o impacto das mudanças do comportamento do consumidor, das novas tecnologias, das novidades operacionais e de novas estratégias de precificação no setor”, acrescenta Ana.

Já o terceiro capítulo diz respeito a soluções para auxiliar na gestão da jornada do viajante. “São fatores importantes, como escuta ativa, como compreender bem o que está sendo falado nas mídias sociais e como posicionar melhor o produto, além de considerações sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), entre outros tópicos”, explica.

A publicação conta com artigos de nomes como Juliana Carbonari, vice-presidente da JLL’s Hotels & Hospitality Group; Paulo Mélega, vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management; Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis; Roland Bonadona, diretor da Bonadona Hotel Consulting; Tricia Neves, sócia da Mapie, entre outros.

Jornada Resorts Brasil: terceira edição

A terceira edição da Jornada Resorts Brasil foi iniciada ontem (7) e contará com mais três encontros, visando debater oportunidades e outros temas relacionados ao setor.

23/06

No dia 23 de junho, o encontro acontecerá na FGV-SP, com o tema Desafios da operação na era da Hospitalidade Digital & Dados: como aproveitá-los e protegê-los?. No debate, estarão presentes Carlos Jacobina, vice-presidente financeiro da Resorts Brasil; Alessandro Barreto, delegado de polícia; Lilian Carvalho, professora e coordenadora do Centro de Estudos de Marketing Digital da FGV; e Mélega, representando a Atrio.

27/06

No terceiro encontro da Jornada, o tema será Como combinar o Revenue Management e a cultura centrada do cliente?. Entre as presenças confirmadas, estão Felipe Castro, diretor de Operações do Grupo Tauá de Hotéis; Sérgio Souza, representando a Resorts Brasil; Juliane Corredato (Aviva), entre outros.

28/06

Fechando a Jornada, CEOs e diretores dos resorts debaterão o tema Inovação aberta e os desafios no campo da Hospitalidade. Entre os participantes, estão Bonadona, representando a Bonadona Hotel Consulting; Marcelo Picka, presidente da Resorts Brasil, e outros nomes do setor.

O e-book, assim como a lista completa de autores, pode ser acessado no link.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News