A necessidade pela adesão de sites mobile-friendly não é novidade e é uma tendência global. Uma pesquisa da Euromonitor revelou que 35% de todas as reservas feitas online são realizadas via dispositivos móveis, e a expectativa é que esse número aumente.

De acordo com matéria publicada na PhocusWire, mais da metade de todas as reservas feitas na Booking.com acontecem por meio de dispositivos móveis.  

A Affilired tem acompanhado o aumento das reservas de hotéis por dispositivos móveis nos últimos anos e, ao analisar os dados de reservas de 260 redes hoteleiras e 9 mil propriedades, a especialista em marketing de afiliados revelou um aumento nas reservas feitas por esses meios, indo de 23% para pouco mais de 24% entre 2020 e 2022.

Já no primeiro trimestre de 2023, as reservas de hotéis feitas por dispositivos móveis atingiram quase 29%, de acordo com a empresa. “Cinco anos atrás, os usuários online tinham preferência por usar o computador para fazer suas reservas online. A navegação ativa em dispositivos móveis e o uso do computador de mesa para concluir a compra são aspectos distintos do processo de consumo da geração de ‘imigrantes digitais‘”, disse Ana Carmona, diretora de Comunicações de Marketing da Affilired.

Maria Magdalena Llabrés, gerente de Comércio Eletrônico e Receitas da JS Hotels, disse que a empresa presenciou maior aumento nas reservas via dispositivos móveis em 2021. Ela acrescentou que a companhia espera um salto de 5% nas reservas móveis em 2023 em comparação com o ano anterior, mas não acredita que esse incremento tenha sido impulsionado pela pandemia. 

Tendência das compras 

Em contrapartida, Juan Aguila, chefe de E-business da Delphinus, também observou a mudança em direção às reservas por meio de dispositivos móveis e acredita que a pandemia foi um acelerador para essa transformação.

“O uso de reservas por dispositivos móveis tem visto crescimento significativo, especialmente devido à pandemia. Com o aumento das reservas online, as pessoas têm optado cada vez mais por comprar seus quartos de hotéis por meio dessas plataformas. Além disso, nos últimos anos, o número de devices nos lares aumentou consideravelmente”, avalia o executivo.

Aguila também observou que as reservas por esses aparelhos tendem a ser impulsivas e para datas mais próximas do momento da compra.

A expectativa de muitas empresas de viagens é a adoção cada vez maior da tecnologia em seus aplicativos. A Expedia foi uma das primeiras a anunciar um plugin do ChatGPT em março e informou a integração da ferramenta ao planejamento de viagens em seu aplicativo iOS logo depois. 

“Obviamente, há muita empolgação em torno do ChatGPT e as pessoas estão experimentando… mas se isso melhora o processo de descoberta ou realmente o torna mais rápido, depende da pessoa”, afirmou, na época, Peter Kern CEO do grupo.

No Brasil, um estudo recente da FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgado em maio deste ano, apontou que o país possui 464 milhões de dispositivos digitais (smartphone, tablet, notebook e computador). Ou seja, são mais de dois dispositivos por habitante.

Falando apenas dos smartphones, dispositivo digital mais utilizado pelos brasileiros, o número de aparelhos ativos é 249 milhões. A média de vendas de celulares é de 3,3 aparelhos para uma TV. Os índices são indicadores relevantes para oportunidades de aumento de reservas hoteleiras via dispositivos móveis, com janelas para novas estratégias de distribuição e precificação.

(*) Crédito da foto: Pexels/Pixabay