Na sequência da Explore 22, aberto ontem (4), em Las Vegas, Peter Kern esteve com jornalistas para uma sessão de perguntas. O CEO do Grupo Expedia falou mais sobre os lançamentos apresentados ontem pela OTA norte-americana e comentou as expectativas sobre como essas novidades vão se refletir nos resultados financeiros da empresa, entre outros assuntos.

Ontem, palavras como confiança saíram da boca de todos os executivos da empresa em praticamente todas as falas. E é um sentimento duplo: primeiro, que as novidades lançadas levarão mais segurança e melhor experiência aos consumidores. Segundo, de que este novo momento vai impulsionar as vendas de todas as marcas do grupo e, em consequência, dos parceiros.

“Estamos com mais e melhores produtos para consumidores e parceiros. Por exemplo, haverá muito mais informação disponível na plataforma para que os clientes atinjam suas expectativas e tenham melhores experiências”, comentou. “Nossos esforços continuarão em construir uma plataforma que permita aos nossos parceiros, de qualquer tamanho, vender com eficiência. E, claro, tudo isso vai se refletir para que as pessoas viajem mais”, completou.

Peter Kern - Foto_interna

Kern: com novidades, Expedia busca proporcionar experiência completa

 

Outro assunto abordado na entrevista foi o lançamento que afeta diretamente os hotéis: Guest Experience Score. Por meio dela, a OTA promete dar melhor posicionamento nas buscas dentro da plataforma a quem tiver índices melhores de experiência do cliente, o que pode beneficiar diretamente pequenos meios de hospedagem com bom atendimento, mas pouca escala para estar nas primeiras páginas de buscas.

“Esperamos que a briga para ficar na primeira página, ainda mais por esse bom motivo, seja boa. Se o consumidor estiver satisfeito, acho que todo mundo sai ganhando”, comentou. Questionado pela reportagem do Hotelier News se a tendência é que, apesar da boa intenção, tudo volte “ao normal” nas listagens de buscas no longo prazo (com as grandes redes em destaque na primeira página), Kern foi mais escorregadio.

“Não acho que a escala mude alguma coisa. Pois, mesmo hoje, há hotéis de rede com problemas. Recebo vários e-mails de consumidores falando sobre isso. Então, se os hotéis estarão brigando para ficar na primeira página, é bom para o consumidor e também para os negócios”, afirmou.

Resultados

Após os resultados do primeiro trimestre, Kern disse que a expectativa é que os lançamentos anunciados na Explore 22 acelerem a recuperação da indústria e, em consequência, da OTA. Nem mesmo a inflação, que fez o FED (Federal Reserve) elevar a taxa de juros nos Estados Unidos, tira seu otimismo.

Segundo ele, as pessoas querem viajar, e seguem em busca disso. “Talvez, haja uma queda nas vendas de produtos um pouco mais premium, mas não acredito que haja impacto significativo”, respondeu o CEO da Expedia, em referência ao mercado norte-americano.

Os competidores também foram tema de pergunta. Dennis Schaal, jornalista do Skift, questionou sobre a possibilidade do Expedia apostar em M&As para elevar a competição com a Booking.com no mercado europeu. “Nunca disse que essa opção estaria fora da mesa. É uma possibilidade, embora não seja uma prioridade do momento”, comentou.

“Meu predecessor esteve muito focado em aumentar supply na região. Somos fortes no turismo internacional na Europa, enquanto nossos competidor é no doméstico. Continuamos com muita atenção neste ponto de inventário, mas tem que fazer sentido para os mercados que estamos dando maior atenção”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) O jornalista viaja a convite do Expedia Group