O Recife Expo Center, primeiro espaço para feiras e convenções da capital pernambucana, já tem data de inauguração. Instalado nos armazéns 16 e 17 do Cais de Santa Rita, o espaço deve receber seu primeiro evento oficial em julho de 2024. O consórcio que vai passar a administrar o empreendimento conta com a Insight Feiras & Negócios, empresa promotora da HFN (Hotel & Food Nordeste).

O investimento no Recife Expo Center é de cerca de R$ 40 milhões e pertence ao Porto Novo Recife, consórcio privado formado pelas empresas GL Empreendimentos, Excelsior Seguros, Maxxima Empreendimentos e Hima Participações. Na administração, também estará a Pmais Eventos, junto com a Insight.

Segundo Romero Maranhão, diretor do Porto Novo Recife e sócio da Maxxima Empreendimentos, o equipamento será responsável pelo fomento de grande parte da cadeia turística do Recife, contribuindo para o aquecimento da economia de Pernambuco. “Serão criados cerca de 3,5 mil empregos indiretos e transversais com a movimentação de eventos no centro de convenções”, diz.

De acordo com informações da Insight, a empresa iniciou sua participação no projeto colaborando e apoiando a iniciativa. Em decorrência da experiência dos gestores no segmento de feiras e eventos, houve engajamento das companhias no levantamento de informações e fornecimento de dados ao Consórcio Porto Novo Recife, adequando o projeto às necessidades do mercado em Pernambuco e no Nordeste.

Recife Expo Center: estrutura

Já chamado de REC, o novo empreendimento da capital pernambucana está integrado ao complexo Porto Novo Recife e será erguido em uma área total de 8 mil metros quadrados (m²), com capacidade média para receber 7 mil pessoas simultaneamente. A estrutura terá um total de 11 salas multifuncionais, que podem ser moduladas, reunindo cerca de 2,7 mil pessoas. O equipamento também contará com um pavilhão de feiras.

“O projeto dá novo propósito aos antigos armazéns de açúcar existentes e aproveita a construção original, a começar do pé direito com 12 metros de altura, do piso até a cumeeira. Na obra, estão sendo feitas as devidas adaptações para os acessos, utilidades, instalações e sistemas de ar-condicionado”, explica Jerônimo Cunha Lima, da JCL Arquitetos, que assina o projeto de arquitetura do local. Ele conta que o acesso ao equipamento se dará por amplo foyer com vista para os jardins e a avenida.

Carol Oliveira, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, diz que o mercado de eventos é considerado um dos mais importantes para a economia turística dos destinos. “O novo Recife Expo Center chega no momento certo, na retomada do setor, e reposiciona o Recife e região metropolitana na rota nacional do turismo de eventos, com o grande polo da região Nordeste e do Brasil”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Recife Expo Center