Embora a feira em si, bem como a programação dos espaços de conteúdo, já estivessem a pleno vapor, a abertura oficial da HFN – Hotel & Food Nordeste 2023 acabou minutos atrás, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE).

Autoridades da capital pernambucana e do governo estadual participaram da cerimônia de inauguração do evento, que tem a expectativa de reunir 22 mil visitantes, número que, se atingido, representará aumento de 48% frente à edição passada.

Cerca de 750 marcas expõem na HFN – Hotel & Food Nordeste deste ano, que deve movimentar R$ 427 milhões em volume financeiro. Vale ressaltar que o encontro, organizado pela Insight Feiras & Negócios, é realizado em paralelo à SuperMix, feira dedicada ao setor de supermercados. Além disso, tanto a expectativa de público, quanto a de geração de negócios e de expositores participantes, contempla ambos os eventos.

Assim como no ano passado, o mestre de cerimônias da abertura do encontro foi o repentista Toinho Repente, que usa o estilo musical para fazer, com muito bom humor, as devidas apresentações das autoridades.

HFN: abertura

Na cerimônia, Tatiana Menezes, diretora de Marketing da Insight Feiras & Negócios, celebrou o evento. “Graças a muito trabalho e muitas pessoas apoiando, temos um pavilhão inteiro ocupado pela nossa feira. A comercialização dos espaços acabou três meses antes do encontro acontecer. Isso se chama sucesso, mas não aconteceria se não tivéssemos uma equipe maravilhosa trabalhando. Além disso, nossos parceiros e patrocinadores também têm uma grande parcela”, afirma.

Em seguida, Carol Baia, diretora Comercial da Insight Feiras & Negócios, também falou sobre a importância do evento. “Sabemos do nosso propósito, que é conectar pessoas e gerar negócios. Então, essa conexão do comprador da hotelaria, que adquire insumos diretamente do distribuidor atacadista, e do o supermercadista, que vem à feira em busca de equipamentos, não poderia ser melhor”, afirma.

HFN - Cerimônia

Abertura reforçou a importância da HFN para o turismo pernambucano

 

Daniel Coelho, secretário estadual de Turismo e Lazer de Pernambuco, também esteve presente na cerimônia da abertura. Em sua fala, reforçou a importância da HFN para o estado, destacando que a feira reúne os segmentos mais importantes para a economia local.

“Pernambuco é um centro de logística e as pessoas se dirigem até aqui para consumir. Temos um forte setor de atacado, além de um segmento supermercadista muito atuante. Obviamente, o turismo também gera grande impacto. Juntando tudo isso com o mercado de feiras e eventos, conseguimos bater, de julho para cá, todos os índices de atividade turística e prestação de serviços em relação ao período pré-pandemia”, aponta.

O secretário também declarou que a projeção para o turismo no segundo semestre é de que o setor cresça cerca de 10% frente a 2019. “Então, agora não estamos mais falando de retomada, mas de crescimento. O setor de feiras e eventos tem um impacto imenso e exemplos como o da HFN, que vai receber mais de 20 mil visitantes, traz demanda direta na hotelaria, nos restaurantes e demais serviços. Muita gente se beneficia”, complementou.

Fechando a cerimônia, Artur Maroja, presidente da ABIH-PE, declarou que a HFN traz fluxo turístico para o estado, e a hotelaria não poderia estar de fora. “Tem que participar, estar junto, e é isso que estamos fazendo: trazendo conteúdo, participando e engajando, estimulando a participação dos hotéis para ter acesso a muita informação estratégica e a uma vasta cadeia de fornecedores”, finaliza.

Como parte da programação da HNF – Hotel & Food Nordeste, o Hotelier News organiza o FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste). O espaço de conteúdo tem palestras e painéis até amanhã (9) e é feito em parceria com a ABIH-PE e Sebrae, com patrocínio da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação).

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News