Pode ser difícil ter uma visão geral do que o ChatGPT pode significar para o futuro da indústria de viagens ou, de fato, para a humanidade. Embora existam muitas opiniões a respeito, há comparativamente poucos especialistas na área capazes de oferecer uma visão definitiva, o que nos leva a perguntar qual o real papel do recurso no setor, aponta o Hospitality Net.

Tendo essa ressalva em mente, dois pontos podem ser afirmados com alguma certeza desde o início. Primeiro, o ChatGPT, assim como o campo mais amplo da inteligência artificial generativa, é um campo de diversas possibilidades. Essa tecnologia em rápida evolução tem o potencial de transformar absolutamente tudo o que fazemos. Ao mesmo tempo, é importante lembrar que os usos comerciais, no setor de viagens e outros, são atualmente limitados.

E é justamente a distância entre esse potencial claro e a aplicação atual que está causando muita incerteza. Em um futuro próximo, o ChatGPT poderá impactar os viajantes em cada etapa da jornada. Por exemplo, a ferramenta pode ser utilizada no planejamento de viagens. Imagine se um viajante pudesse dizer: “quero fazer atividades na natureza do Sudeste Asiático. Tenho duas semanas e esta é minha faixa de preço. O que você recomenda?” e, em seguida, ele receberia um itinerário completo da viagem em apenas alguns segundos, incluindo voos, hotéis, passagens de trem e transfers para reserva.

Impacto

Um recurso como esse pode revolucionar a forma como as pessoas pesquisam e reservam suas férias. Durante a viagem, os serviços de tradução instantânea com inteligência artificial podem ajudar os turistas a negociar alterações de última hora diretamente com anfitriões que não falam o mesmo idioma. Os modelos de machine learning também podem informar automaticamente a um host sobre uma chegada tardia ao hotel devido a um voo atrasado.

Assim, assistentes de viagem inteligentes podem estar à disposição para planejar a visita à cidade em que o viajante se encontra. A ferramenta também pode ajudar as empresas a analisar o feedback dos clientes e identificar tendências ou padrões, fornecendo informações valiosas sobre o sentimento do hóspede e oportunidades de personalização.

Como reduzir riscos?

Com poucas informações confiáveis disponíveis sobre o ChatGPT, as opiniões sobre a novidade, que vem ganhando cada vez mais espaço no setor, variam do otimismo utópico ao alarmismo pessimista. O ChatGPT é único devido ao grande volume de dados com o qual foi treinado: 17 bilhões de parâmetros treináveis e 45 terabytes de dados.

Em outras palavras, o ChatGPT leu mais texto do que qualquer pessoa lerá na vida. À medida que os aplicativos comerciais para a ferramenta se desenvolvem, os usuários terão que navegar pelo uso de dados pessoais dentro das soluções. Como podemos utilizar as informações sobre um viajante para melhorar sua jornada sem expor a terceiros que podem não usá-las adequadamente?

O mesmo se aplica a informações comercialmente sensíveis. E muitas respostas a essas questões virão da Lei de Inteligência Artificial da Europa, que está atualmente em desenvolvimento. Isso representará a primeira lei sobre IA de um grande regulador, em qualquer lugar. Internamente, os atores do setor privado desenvolverão regras de forma colaborativa à medida que o setor se desenvolve. Consciente dos riscos, o ChatGPT pode ser um agente de transformação em toda a cadeia do setor.

(*) Crédito da foto: Alexandra_Koch/Pixabay