Como vimos em conteúdos anteriores, a montagem dos orçamentos é um dos processos mais importantes para os hotéis. Nele, os empreendimentos definem metas, avaliam variáveis e riscos e estudam o cenário macroeconômico, entre outros pontos importantes. Nesse cenário, cabe perguntar: quais as melhores fontes de dados para garantir um documento bem estruturado?

Em entrevista ao Hotelier News, Flavia Lorenzetti, CEO da B&B Hotels para o Brasil, destaca que a rede francesa busca dados setoriais e da economia com bancos parceiros e do mercado financeiro. “Para entender melhor a questão econômica, entro em contato com alguns economistas e acesso o cenário global macro. É ainda um networking importante de se manter. A informação além dos relatórios nos possibilita uma visão mais clara”, comenta.

“Também há a possibilidade de acessar especialistas da área. Ótimas ferramentas estão disponíveis em algumas consultorias de mercado. Um cruzamento de diversos dados nos permite construir orçamentos mais próximos da realidade, possibilitando uma gestão mais assertiva e economicamente saudável”, completa.

A executiva acrescenta ainda que dados históricos, cenários geopolíticos e da política nacional, associado a dados do PMS e do calendários de eventos, quando cruzados com qualidade, a presença de mercado e a renovação de inventário, além das principais tendências para o setor hoteleiro, também devem ser analisados na montagem dos orçamentos.

Outras fontes

Claudio Azevedo, CEO da APP Sistemas, reforça que neste cenário, o PMS também desempenha papel importante, funcionando como um centralizador de dados, que podem ser extraídos por meio de relatórios, planilhas e gráficos, sendo ferramenta importantes na confecção dos orçamentos.

“O que as soluções de PMS oferecem é uma variedade ilimitada de relatórios e insights. Acreditamos que os hotéis devam ter uma ferramenta para não só visualizar esses dados, mas também cruzá-los de forma estratégia por meio de ferramentas de business intelligence“, avalia o executivo.

“Então, dessa forma, é possível cruzar e filtrar, visualizar qual a diária média por canal de origem, por exemplo, além de ver o número de hóspedes que vem para cada segmento de mercado. É possível ainda entender melhor o perfil do público e analisar os principais mercados emissores”, complementa Azevedo.

Segundo ele, adotar essas estratégias permite ao hoteleiro entender o que deve ser maximizado no orçamento. “Com isso, fica mais claro saber as metas e números que devem se reverter em mais receitas, bem como identificar quais canais estão trazendo mais ou menos reservas, entre outros indicadores que ajudam a direcionar a estratégia”, salienta.

Orçamentos - Claudio_Azevedo

Executivo aponta benefícios de ter um PMS integrado ao sistema do hotel

 

Azevedo aponta que, fazendo isso, os hoteleiros conseguem abrir a visão para uma estratégia de crescimento. Além disso, a utilização de um PMS eficaz permite tomadas de decisão mais rápidas e assertivas, atuando de forma preditiva nas linhas de receita e custos. “São duas frentes em que você precisa atacar: uma são as receitas, e você consegue ver isso claramente com o business intelligence integrado ao PMS”, explica.

O executivo aponta que a ferramenta permite identificar como as despesas estão acontecendo, analisar os tipos de gastos, prever onde eles irão acontecer e, talvez, no final da análise, entender por que a previsão de receita não seja suficiente para cobrir os custos. “Quando você cruza os dados, pode garantir maior previsibilidade e se preparar para diversos cenários. Além disso, a previsão de despesas pode gerar uma economia muito grande de recursos. A previsibilidade nos orçamentos garante que os hotéis se antecipem às despesas, garantindo que os quartos fiquem abertos”, endossa.

“Por outro lado, economizar às vezes é ruim. Por exemplo, foi previsto gasto de R$ 50 mil mensais com marketing. Se gastar menos que isso, obviamente terá economizado, mas não trouxe os clientes que o hotel precisava. E vale lembrar que os orçamentos podem ser alterados ao longo do ano, de acordo com o desempenho do empreendimento. Os hoteleiros não devem esperar o final do ano, mas acompanhar periodicamente, analisando o que aconteceu e reavaliando o futuro”, finaliza.


Esse conteúdo integra a divulgação do Hotel Trends Orçamentos 2024, que Hotelier News e Noctua Advisory promovem no dia 21 de agosto, no Novotel Morumbi, em São Paulo.

Em sua 2ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, Laghetto Hotéis, Atrio Hotel Management, Aviva, Best Western Hotels & Resorts, Grupo Wish, Hot Beach Hotéis & Parques, Equipotel e OTA Insight.

Hotel Trends Orçamentos - Patrocinadores - matéria

 

 

 

 

 

 

 

 

(*) Crédito da capa: Pexels/Pixabay

(**) Crédito da foto: Arquivo pessoal