A PUC-Campinas, em parceria com a CEASA (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A) e o ISA (Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação), lançará, na próxima semana, o Projeto Cozinha Escola, com o objetivo de capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para atividades gastronômicas de panificação e confeitaria.

A primeira edição do projeto será destinada à população do Parque Shalon, em Campinas. Ao todo, 20 pessoas serão atendidas e terão a oportunidade de participar da profissionalização. A proposta do programa é viabilizar o empreendedorismo e garantir que, ao final do curso que alunas e alunos possam produziros alimentos em suas próprias residências e gerar renda familiar. 

O lançamento ocorre no dia 5 de setembro, às 10h, no Hub Gastronômico da Universidade, no Campus I. “Tão importante quanto a ação social que estamos fazendo é também o ensino que estamos deixando para os alunos na disciplina de Gastronomia Social, na qual os alunos têm a oportunidade de aprender como colocar os seus negócios, o seu tempo e a sua formação dentro de um projeto social”, explica Andreia Pimentel, coordenadora da Gastronomia da PUC-Campinas.

Andreia ressalta, ainda, a importância desse tipo de iniciativa. “É importante em uma formação superior, com a referência da PUC-Campinas, ter essa relação com a comunidade e entender como funcionam os projetos sociais e de que forma cada aluno pode colaborar com a melhoria da sua cidade, do seu entorno e depois no seu negócio. Para nós é importante provocar no estudante um olhar social, proporcionar uma oportunidade, não só de formação, mas de trabalho, além de gerar renda para as pessoas que têm menos oportunidades”, declara.

A colaboração

A parceria consiste em que a estrutura do curso seja oferecida pelo Hub Gastronômico da Universidade, que também será responsável pelos docentes da capacitação. Já a CEASA fornecerá transporte, insumos e uniformes, e o ISA, que atende cerca de 270 mil pessoas por ano, ficará a cargo da curadoria da ONG e comunidade atendida. 

Nessa oportunidade, a ONG participante será o Instituto Trilho Certo, comprometida em mudar a realidade social de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social na região norte de Campinas.

“Primeiramente, queríamos agradecer a oportunidade de fazer parte da equipe que irá construir esse projeto em parceria com a CEASA, PUC-Campinas e o ISA”,  comenta Katia Novaes, assistente social do Trilho Certo. “Estamos localizados em um território de extrema vulnerabilidade social e esse curso possibilitará o empreendedorismo de formas variadas, preparando esses alunos para o mercado de trabalho. Será um prazer participar dessa iniciativa. Os alunos estão maravilhados com a oportunidade do curso. Para muitos, será a primeira vez na vida a vivenciar um pouco do universo acadêmico”, complementa.

As aulas acontecerão às terças-feiras, das 9h às 12h30, com início em 5 de setembro e término em 28 de novembro de 2023. 

(*) Crédito da foto: Freepik