Entre o luxo e o econômico, existem algumas categorias hoteleiras intermediárias. Algumas delas, o Hotelier News já divulgou os finalistas para o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), como é o caso dos gerentes gerais de empreendimentos midscale e lifestyle. Hoje (10), os nomes revelados concorrem a categoria Premium do evento, que acontece na próxima segunda-feira (13), no Riverview Corporate Tower, em São Paulo.

Oa indicados para a premiação na edição deste ano são: André Verdi Machado (Hotel Deville Prime Porto Alegre), Fernanda da Costa Moreira Santos (Hotel Vila Galé Paulista) e Lina Giosa (Hotel Meliá Ibirapuera).

Prêmio VIHP: finalistas

Machado é tecnólogo em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul e possui MBA em Gestão de Pessoas  pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Gestão Hoteleira pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). 

Desde 1998 no ramo de hospitalidade, o profissional já trabalhou nos hotéis Laje da Pedra, Village Porto de Galinhas e Armação de Porto. Em 2008, entrou na rede Deville, trabalhando nas unidades Porto Alegre, Express Florianópolis, Business Curitiba, Prime Rayon e Prime Cuiabá, até chegar no Prime Porto Alegre.

Lina Giosa - Foto

Lina tem mais de 20 anos de Meliá

Fernando, por sua vez, é formada em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac de Campos do Jordão (SP). Fora isso, a profissional conta com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e extensão universitária em Gestão das Potencialidades Humanas e Avaliação de Desempenho pelo Senac São Paulo. 

Fernanda entrou em contato com a hotelaria em 2008, ao trabalhar por mais de 5 anos na Princess Cruises Line, nos Estados Unidos. Depois, foi chefe de Recepção e supervisora de Departamentos do Empreendimento Villa Rossa, até ingressar no Grupo Vila Galé em 2017. Lá, atuou como gerente operacional do Vila Galé Eco Resort Angra até 2019, depois foi gerente geral do Vila Galé Rio de Janeiro e em 2020, do Hotel Vila Galé Paulista. 

Lina pe formada em Administração Hoteleira pela Universidade Ibero Americana, Marketing de Serviços pela UNIP (Universidade Paulista), Marketing digital para turismo e serviços pela ComSchool e Business pela Kaplan International, em Nova York, nos Estados Unidos.

A trajetória de Lina no setor hoteleiro começou em 2002, pelo Meliá Hotels International, onde atuou como gerente geral por mais de 17 anos. Em 2019, teve uma curta experiência na mesma função pela Atlantica Hotels, até retornar à rede Meliá. Por três anos, atuou no Hotel Meliá Ibirapuera, até janeiro de 2023. Hoje, ela ocupa o cargo de gerente geral do Hotel São Paulo Higieanópolis.

(*) Crédito da capa: Divulgação/ Meliá hotel Ibirapuera
(*) Crédito da foto: Divulgação