Com 30 anos de história, a Swan Hotéis está em fase de mudanças. Desde a abertura do Swan Generation, em 2019, a rede gaúcha vem gestando um novo posicionamento perante o mercado. Focada em ser uma referência como um hub de hospitalidade, a empresa vem aplicando conceitos modernizados em suas demais unidades.

Em entrevista ao Hotelier News, Gabriela Schwan, CEO da rede, define 2023 como “surpreendente”. No período, a Swan Hotéis viu sua receita crescer 62% frente a 2019 e 34% no comparativo com 2022. O budget orçado para o ano passado foi superado em 6% em faturamento, considerando todos os empreendimentos do grupo.

“Foi um crescimento muito expressivo. O ano passado nos supreendeu positivamente e esperamos que não haja retrocessos em 2024, mesmo com o mercado apontando para um possível declínio. Entretanto, observamos uma queda em Porto Alegre no mês de fevereiro frente a 2023”, avalia Gabriela.

No ano passado, a ocupação média da rede ficou em 63%, enquanto a diária média fechou o período em R$ 289. “O Swan Generation tornou-se um hub consolidado em Porto Alegre. Já o Swan Porto Alegre teve recorde de faturamento e agora se prepara para operar com serviços hospitalares”, continua a CEO.

Gabriela Schwan

Lifestyle é marca da gestão de Gabriela

Reformas na matriz

Primogênito da rede, o Swan Novo Hamburgo iniciou seu retrofit — que contará com investimentos de R$ 2 milhões na primeira fase, prevista para ser entregue em abril deste ano. Ao longo de 2024, as demais etapas serão concluídas.

“Tudo faz parte de um plano estratégico de reposionamento de marca. Quando assumi o cargo de CEO, em fevereiro de 2020, veio a pandemia, que atrasou nossos planos. Iniciamos essa mudança com o Generation e, posteriormente, concluímos a abertura do Jangal das Araucárias, em 2022, que segue a linha mais boutique, design e lifestyle”, explica a executiva.

De olho na hotelaria tradicional, a Swan Hotéis busca implementar os novos conceitos nos demais empreendimentos. “”Quero trazer para a hotelaria tradicional o que deu certo no hub de hospitalidade, com arte, design e collabs com marcas dentro do lobby do Swan Novo Hamburgo”, diz.

Com 132 apartamentos no pool hoteleiro, 40 deles passarão pelo reposionamento. O hotel ainda passará por renovações no hall, salas de eventos, área de lazer e piscina. O balcão da recepção será retirado, dando lugar a ilhas de atendimento.

O bar também será modernizado, trazendo programações de jazz e cultura, com parcerias com artistas plásticos locais. “Também teremos uma linha de produtos assinadas por esse artista. No meu entendimento, essas parcerias traduzem bem o lifestyle dentro do novo posicionamento”, reforça Gabriela.

Jangal das Araucárias

Aberto em junho de 2022, o empreendimento de multipropriedade já está com 98% das suas 1,1 mil cotas vendidas. Localizado em Canela (RS), o Jangal das Araucárias também supreendeu em 2023. “É um produto que se tornou objeto de desejo e muitos hóspedes retornam. Hoje, oferecemos 23 experiências exclusivas que não são encontradas na hotelaria tradicional. Tem sido um modelo bem bacana de trabalhar”, destaca a executiva.

Gabriela pretende implementar collabs e parcerias na propriedade — uma das marcas de sua gestão. Já o restaurante, de culinária natural, ganhou a atenção do público por ser um dos únicos com essa proposta na Serra Gaúcha. “É um espaço que tem vida própria e muitas pessoas da cidade frequentam”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Swan Hotéis