Receber bem é uma arte. É a alma de qualquer negócio hoteleiro e, portanto, a área de recepção merece destaque. Após divulgar os finalistas da categoria Gerência de Reservas e Relacionamento, o Hotelier News anuncia os nomes selecionados para concorrer pelo departamento do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional), que acontece no Riverview Corporate Tower, em São Paulo. 

 Hoje (6) são revelados os finalistas de Chefia e Coordenação de Recepção: Cristiano Kogg (Atrio Hotéis), Fernanda Velame (Verdegreen Hotel) e Glauce Guilherme Pena de Araujo (Twin Towers Flat). Além dos profissionais escolhidos para a categoria Gerência de Recepção: Leonardo de Lima e Silva (Windsor Plaza Brasília), Patrícia França Santos (Wish Hotel da Bahia) e Pedro Sakai Pontes (Iberostar).

Prêmio VIHP: Chefia e Coordenação de Recepção

Kogg tem curso técnico em Turismo Subsequente pós médio pelo Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado. Além de outras proficiências, cursos e capacitações complementares, o profissional está finalizando o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais pelo Centro de Estudos Superiores Positivo. Depois de outros trabalhos fora da hotelaria, o executivo entrou na Atrio em 2013. Na empresa, já atuou no ibis Curitiba Aeroporto, ibis Joinville, Novotel Curitiba Batel, ibis Styles e Budget Curitiba Aeroporto.

Cristiano Kogg

Kogg finaliza mais um curso ainda este ano

Além de graduação em Turismo pela União Pioneira de Integração Social, Fernanda conta com vasto número de cursos de idiomas em inglês e espanhol, além de uma lista de capacitações profissionais. Essas abrangem desde RM, Marketing Digital e Gestão Financeira até boas práticas de manipulação de alimentos. Desde 2013, a profissional acumulou experiências em passagens pelo Golden Tulip Brasília Alvorada, Vila da Pipa Suítes e Restaurante Donatário, até chegar no Verdegreen Hotel em 2020. No começo deste ano, Fernanda já aceitou outro desafio no Carmal Cumbuco Resort.

Glauce é formada em Turismo pela FEFISA (Faculdades Integradas de Santo André) e proficiência em inglês, espanhol e alemão. Em 2010, assumiu a chefia da Recepção do Palm Leaf Grand Premium, onde ficou por mais de quatro anos. Após curta experiência no Grand Mercure Ibirapuera, a profissional passou a ocupar o mesmo cargo no Twin Towers Flat, onde atua há mais oito anos.

Prêmio VIHP: Gerência de Recepção

Silva possui bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília) e extensão em Comércio Exterior pela Export Manager Trade School. O profissional também conta com MBA em Gestão Hoteleira pela Faculdade Unyleya, fluência em inglês, proficiência em espanhol e outros cursos complementares. Na hotelaria, tem passagens pela Pousada Brasilia, Fusion Hplus Express, Saint Moritz Hplus Express, Golden Tulip Brasília Alvorada e Meliá Brasil 21. O executivo chegou no Windsor Plaza Brasília em 2021.

Patrícia França Santos - Foto

Patrícia tem cursos de diversas instituições

Patrícia, por sua vez, é graduada em Administração Hoteleira pela CEFET-BA (Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela ABEC. Ela também conta com extensão em Síndico Profissional pela Faculdade 02 de Julho, entre outros cursos e projetos complementares. No setor, a profissional conta com passagens pelo Matiz Salvador, Bahia Othon Palace, Hotel Adagio Salvador, Mercure Salvador Boulevard e a startup OYO, até chegar ao Wish Hotel da Bahia do Grupo Leceres em 2021.

Pontes é formado em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa e em Business Management pela Mercury Colleges, além de contar com MBA pela Bond University, fluência em inglês, espanhol avançado e alemão básico, entre outros cursos e projetos, incluindo trabalhos voluntários. Começou em 2004 na hotelaria por meio da Superclubs Breezes na Costa do Sauípe. Em 2009, foi para o Mantra on Salt da australiana Peppers Resorts, onde ficou até 2011. O profissional ingressou em 2016 na multinacional espanhola Iberostar.

(*) Crédito da capa: Rodrigo_SolomonHC/Pixabay
(*) Crédito das fotos: Divulgação