Empreendimentos paulistas vêm dando um verdadeiro exemplo de sustentabilidade. Enquanto um hotel litorâneo se consagra como o primeiro lixo zero do país, em Campos do Jordão a Pousada Alto da Boa Vista é pioneira anulando completamente suas emissões de carbono na atmosfera.

Com a sustentabilidade em seu DNA, a hospedagem fundada em 2000 adotou medidas conscientes que vão desde sua construção até o descarte de resíduos. “Quando decidi largar a loucura do mundo corporativo, eu queria que as pessoas pudessem viver uma experiência diferenciada nesse paraíso no meio das montanhas. Precisamos usufruir de toda essa beleza que a natureza nos proporciona, mas devemos fazer a nossa parte e tomar e colaborar com a preservação desse lugar tão maravilhoso”, afirma o chef Bernard Contipeli fundador da pousada.

Pousada Alto da Boa Vista: sustentabilidade

Construída com madeira 100% certificada, a propriedade utiliza sistemas de captação de energia solar que alimenta dois terços do consumo total. A pousada ainda dispõe de compostagem, onde todo o lixo orgânico é transformado em adubo. O material é posteriormente utilizado para a fertilização da horta que produz ingredientes para as refeições dos hóspedes.

Para completar, o sistema de aquecimento de água é operado por uma tecnologia híbrida de gás e energia solar. “Em 2009 recebemos o Selo IDES (Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável) de primeira pousada zero carbono do Brasil. Esse certificado nos inspirou a seguir em frente e dedicar cada vez mais ações para essa causa tão importante”, finaliza Contipeli.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Pousada Alto da Boa Vista