Localizado em São Sebastião (SP), o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel opera com práticas sustentáveis em busca da preservação da natureza. As ações fazem o empreendimento ser o primeiro hotel lixo zero do Brasil. É ainda um dos primeiros empreendimentos hoteleiros do mundo a conquistar uma certificação oficial nessa categoria.

Com padrões internacionais, a auditoria foi realizada pela Zero Waste International Alliance e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Com ações implementadas tanto na estrutura física, quanto nos hábitos de colaboradores e hóspedes, o empreendimento reduziu 94% dos resíduos produzidos, que iam para aterros sanitários. Para isso, o hotel adotou uma nova mentalidade empresarial, em que a viabilidade econômica está vinculada à sustentabilidade.

Ilha de Toque Toque: produtos descartáveis

O meio de hospedagem paulista eliminou o uso de produtos descartáveis, principalmente os de plástico. Nas suítes, garrafas PET foram substituídas por filtros com oferta gratuita de água em copos de vidro. Já os tradicionais kits de amenities foram supridos por suportes com refil.

Já o departamento de A&B (Alimentos e Bebidas), que ganhou novo comandante recentemente, aboliu os plásticos descartáveis, como canudos e sachês de condimentos. Todos esses itens, agora, estão sendo servidos em potinhos feitos de cerâmica.

Outra iniciativa importante foi parar com a aquisição de equipamentos eletrônicos. TVs, frigobares, aparelhos de ar-condicionado, cofres e microondas agora são locados de uma empresa. Esta mesma companhia tem responsabilidade sobre a manutenção e descarte dos aparelhos por reciclagem e engenharia reversa.

O Ilha de Toque Toque implementou também a instalação de uma estação lixo zero. Com isso passou a fazer com coleta e destinação seletiva de resíduos orgânicos, recicláveis e de rejeito, com subestações espalhados por todo o hotel. Todo o lixo orgânico, por exemplo, vai para a compostagem. Além disso, a equipe de colaboradores passou por treinamentos de capacitação Lixo Zero, compostagem e reciclagem de bitucas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ilha de Toque Toque Boutique Hotel