Levando em consideração que as práticas sustentáveis estão cada vez mais inseridas no setor hoteleiro, a Unna Hospitality, que faz parte da Hotelaria Brasil, criou o selo UNICCO. O objetivo da iniciativa é ajudar os gestores de hotéis a se adequarem à agenda ESG (Enviromental, Social and Governance) e adotarem boas ações, conforme prevê a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), composta por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

De acordo com Karol Garrett, head de Inovação da Unna Hospitality, o selo permite aos hotéis mapear e comunicar suas práticas internas de sustentabilidade. “Muitas vezes, dentro dos nossos empreendimentos, já executamos algumas dessas práticas, mas não sabemos comunicá-las, incentivá-las e, até mesmo, fomentar novas práticas que podem ser simples aplicação no nosso dia a dia”, explica.

A executiva destaca que, para a emissão do selo, os hotéis passam por cinco etapas. “Após início da parceria, enviaremos um formulário com os 17 ODS e vamos eleger quais dos micro objetivos condizem com as atividades desempenhadas. Cada ODS principal terá uma pontuação determinada. Depois da apuração das respostas, será contabilizado o total de práticas atuais e emitido um selo com esta pontuação. Anualmente, a Unna irá propor um programa de trabalho focado na ampliação dessas práticas, melhorando cada vez mais o score do hotel no selo UNICCO”, completa.

Trabalho em conjunto

A Unna atuará identificando quais ODS os hotéis têm aderido ao longo do tempo. Além disso, a rede também irá monitorar práticas de sustentabilidade que poderão ser programadas para os próximos meses e anos. “A consultoria da Unna ajudará no diagnóstico da propriedade e inclusão do hotel nas práticas ESG”, endossa Karol.

“A empresa acredita que, por meio de um plano estruturado dessas boas práticas, os hotéis conseguirão tirar do papel ações que podem verdadeiramente mudar a forma com que realizam suas atividades, transformando-as em atividades mais sustentáveis a longo prazo”, finaliza.

(*) Crédito da foto: geralt/Pixabay