Priorizar a saúde financeira é vital para qualquer negócio. Além de manter a empresa competitiva no mercado, planejar orçamentos auxilia no controle de gastos e na melhoria dos resultados, estabelecendo metas e projeções para o próximo período em questão.

Quando falamos de orçamentos dentro do setor hoteleiro, a ferramenta financeira ganha contornos ainda mais particulares. Já passou o tempo em que hotéis faziam seus planejamentos de forma intuitiva, ou seja, sem técnicas de administração. Contudo, em um cenário competitivo, definir projeções criteriosas se tornou parte estratégica para o êxito dos resultados.

Os orçamentos ainda servem como uma ferramenta orientadora e motivacional para as equipes. Todavia, é preciso lembrar que reservas de quartos são serviços voláteis, sensíveis a crises, como visto durante a pandemia, o que torna o planejamento mais relevante.

Estabelecer um orçamento de hotel envolve estimar receitas e despesas em um período definido e estabelecer regras sobre quanto dinheiro está disponível com base em vários fatores, incluindo mudanças na demanda do cliente.

Com uma base confiável em uma estimativa de receitas e despesas, os gestores podem tomar decisões mais assertivas sobre onde, quando e quanto podem gastar, além de identificar áreas onde cortes de custos podem ser implementados. Um estudo do Sebrae de ainda apontou que a ausência de planejamento prévio é um dos principais fatores que levam ao fechamento de negócios no Brasil.

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Pessoas têm que atuar em conjunto, diz a CFO

Tipos de orçamentos

O orçamento empresarial é uma ferramenta de gestão que mede e controla a saúde financeira das empresas. Na maioria das vezes, o planejamento é traçado anualmente, mas também pode ser semestral, trimestral ou até mesmo mensal. Todos os dados coletados envolvem gastos e ganhos da empresa para que possa ser feita uma projeção futura.

O objetivo do planejamento é o mesmo, mas os caminhos são muitos. Existem diferentes tipos e combinações para chegar ao orçamento ideal para uma determinada empresa. São eles:

Orçamento histórico: amplamente utilizado no setor hoteleiro, é um modelo que utiliza informações do período em exercício para construir planejamentos futuros. São analisadas despesas, receitas e custos de um recorte de tempo.

Orçamento matricial: também conhecido como GMD (gerenciamento matricial de despesas), oferece uma visão objetiva e cruzada em sua análise. Trata-se de um método que não centraliza custos, mas cruza informações variáveis e invariáveis da empresa.

Orçamento base zero: modelo que demanda maturidade das empresas, é um sistema que discrimina os possíveis gastos e estimula orçamentos individuais de cada centro de custos a partir do zero, desconsiderando despesas passadas. A vantagem é que cada gestor de área fará seu levantamento sobre as necessidades do departamento.

Orçamento contínuo: este tipo de orçamento visa aprimorar outros modelos, fixando intervalos de tempo. É uma alternativa de gestão feita constantemente para acompanhar o andamento financeiro da empresa, mantendo cálculos e informações sempre atualizados. Pode ser feito a cada um, quatro ou seis meses, com o benefício de seguir as estratégias de acordo com imprevistos.

Orçamento baseado em atividade: orçamento baseado no custo real do produto ou serviço. O planejamento é desenvolvido de acordo com os encargos das atividades em questão. Desta forma, a gestão financeira e estratégias são direcionadas para as operações, tornando o negócio mais competitivo, pois é possível prever o volume de recursos para atender às demandas.

Case hoteleiro

À frente do setor financeiro do Grupo Ferrasa desde outubro de 2022, Patrícia Albuquerque explica que o modelo adotado pela empresa é o orçamento histórico. “É importante para direcionar e ter uma visão de futuro. Esse planejamento infere no negócio, mas também no ponto de vista da macro e microeconomia”.

De acordo com a CFO, a projeção com base histórica é desenvolvida seguindo metas de indicadores, como ocupação e diária média. “Nossa premissa é analisar os números para acompanhar forças e fraquezas, olhando de dentro para fora. Quando ingressei na empresa, minha missão foi construir o orçamento para 2023 de acordo com análises de negócios até chegar nos reflexos desse resultado”.

Patrícia salienta que o planejamento contribui com a noção de fluxo de caixa e previsões de investimentos tanto para o parque quanto para os empreendimentos hoteleiros. A executiva ainda destaca que optar por um orçamento de base zero depende da maturidade de cada negócio.

“Nós precisávamos olhar para um histórico de custos com base no período pré-pandemia. Estamos num processo de governança corporativa e, já no segundo semestre, vamos começar a construir a primeira rodada de orçamento para 2024”, revela a CFO. “A ideia é antecipar nossas metas e definir crescimento, pois não contamos com fundos de investimento”, pontua a executiva.

Para montar um orçamento hoteleiro, Patrícia ensina que é necessário medir indicadores de peso, como ocupação e diária média. Com o documento em mãos, o planejamento é debatido com gestores de outras áreas, como Marketing, RH (Recursos Humanos), Multipropriedade, entre outros. “Fazemos várias rodadas para entender se estamos no caminho certo. O sucesso está no potencial de fazer com que as pessoas atuem em conjunto”.

O grupo, detentor do Hot Beach Resorts, busca ter controle efetivo do que entra e sai do caixa como forma de gestão a longo prazo. “Toda empresa precisa focar na perpetuidade de controle até dos pequenos gastos. É uma torneira que deve ser estancada”, diz a executiva.

Quer saber como construir o orçamento para o seu hotel? No dia 21 de agosto, o Hotelier News promove a segunda edição do Hotel Trends Orçamentos, no Novotel Morumbi, em São Paulo. O evento será presencial com transmissão online pelo canal do YouTube.

Para mais informações e inscrições, acesse o link.


Esse conteúdo integra a divulgação do Hotel Trends Orçamentos 2024, que Hotelier News e Noctua Advisory promovem no dia 21 de agosto, no Novotel Morumbi, em São Paulo.

Em sua 2ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, Laghetto Hotéis, Atrio Hotel Management, Aviva, Best Western Hotels & Resorts, Grupo Wish, Hot Beach Hotéis & Parques, Equipotel e OTA Insight.

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(*) Crédito da capa: stevepb/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Ferrasa