Há 50 anos, em maio de 1973, os irmãos Wilson e Franklin Wagner adquiriram a empresa Sociedade Palace Hotel — que até então pertencia ao Sr. Oscar Dietrichs. O Planalto Select Hotel, antes conhecido como Palace Hotel, celebra meio século sob gestão da família Wagner — à frente do empreendimento de Ponta Grossa há duas gerações.

O hotel, concebido em 1941 pelos membros do Rotary Clube Ponta Grossa, já foi o edifício mais alto na cidade paranaense. Atualmente, em plena operação, segue como edifício histórico em uma das esquinas mais icônicas do destino.

A aquisição do Planalto Select marcou a entrada dos irmãos no setor hoteleiro — tradição que se perpetuou nas gerações seguintes. Desde sua inauguração, o empreendimento recebeu figuras ilustres, como o presidente Getúlio Vargas.

Com a gestão da família, o hotel passou por muitas transformações – inclusive de nome — em 2019, quando adotou o posicionamento como Planalto Select. Para Daniel Wagner, atual diretor executivo da propriedade, comemorar 50 anos de gestão é motivo de orgulho para os proprietários.

“Nossa família está muito orgulhosa de estar à frente do hotel por todo esse tempo. Atualmente, a longevidade dos negócios não costuma ser grande, o que torna essa conquista ainda mais gratificante. Passamos por transformações necessárias para seguirmos como referência de hospitalidade, qualidade de serviços e apoio ao desenvolvimento do turismo de Ponta Grossa”, comenta o diretor em entrevista ao Hotelier News.

Em agosto, também será o centenário da primeira viagem de moto que se tem registro no Brasil. O feito foi realizado por Ricardo Wagner (avô de Daniel) e Afonso Lange. “Estamos preparando um super evento e o lançamento da Rota 01 de Mototurismo. Já em setembro, a cidade de Ponta Grossa comemora 200 anos”, informa o executivo.

Palace Hotel

Fachada do antigo Planalto Palace Hotel

Ampliações e melhorias

Inaugurado em 2019, o Lumen Café está em fase de ampliação. Comandado por Rafael Wagner, o espaço gastronômico do Planalto Select deve aumentar sua capacidade em 40%, além de ganhar um novo menu de jantar.

“Queremos seguir evoluindo e nos últimos anos investimos forte em gastronomia. O Lumen Café, que tem os cafés como carro-chefe, passa a servir um menu de jantar dinâmico para atrair o cliente em outros horários”, explica o diretor.

O cardápio será assinado pelo chef Adalberto Schlumberger Vitchmichen, mas até o momento, apenas a Lasanha de porco moura foi revelada. Segundo Wagner, o menu completo estará disponível até o meio do ano.

A reforma do Lumen Café também contemplou a recepção, uma vez que ambos os espaços são integrados. O lobby do hotel recebeu uma decoração mais contemporânea, reforçando a atratividade do empreendimento.

O Planalto Select ainda passa a oferecer o Coffee Experience — uma experiência que leva os clientes para conhecer o processo de torra dos grãos, com degustação de diferentes tipos da bebida. O passeio foi recentemente homologado pelo governo do Paraná em um catálogo de promoção do destino.

1º trimestre

De acordo com Wagner, o primeiro trimestre foi acima do esperado para o Planalto Select, com ocupação na casa dos 75%. O diretor conta que o hotel recebeu uma boa demanda de grupos e famílias, com destaque para o mês de março.

“Agora, para manter a demanda, estamos focando em eventos que atendam o público local. Já temos pequenos eventos de empresas e entidades, além de festas de aniversário em nosso calendário”, diz o diretor. “Para 2023, nossa meta é crescer cerca de 10% frente aos resultados do ano passado”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Planalto Select Hotel