Falar do Planalto Select Hotel é, necessariamente, falar da história de Ponta Grossa, localizada a 100 quilômetros (km) de Curitiba. Um não existe sem o outro e ambos seguem se desenvolvendo juntos. Enquanto a cidade paranaense tem quase 200 anos de fundação, o empreendimento comandado pela família Wagner é um senhor com mais de oito décadas de operação.

Com o crescimento de Ponta Grossa devido ao desenvolvimento de sua ferrovia, o destino pedia por um empreendimento hoteleiro que atendesse às novas necessidades. E foi assim, que no dia 11 de janeiro de 1941, o Palace Hotel abriu as portas.

Originalmente idealizado pelo Rotary Club Ponta Grossa, o hotel operou com o status de maior edifício da cidade na década de 1940. Localizado na esquina mais patriótica do município — entre as ruas Sete de Setembro e Quinze de Novembro — o Palace Hotel foi palco de acontecimentos históricos. Em 1943, o ex-presidente Getúlio Vargas discursou para a população da varanda de um dos apartamentos. Uma cena emblemática eternizada em fotos expostas no lobby do atual Planalto Select.

Sob gestão da família Wagner desde a década de 1970, os proprietários passaram a se dedicar totalmente ao negócio mais tarde, em 1997, até que, em 2019, o Hotel Planalto recebeu seu novo nome.

“A história do hotel acompanhou a evolução da cidade. Há mais de 100 anos se desenvolve a atividade hoteleira nesta esquina. Estamos localizados no centro de Ponta Grossa, a 800 metros do shopping Palladium e a 300 metros de mais de 10 opções gastronômicas como pizzarias, hamburguerias, churrascarias, bares e cachaçarias para que o hóspede viva a cidade”, comenta Daniel Wagner, diretor executivo do empreendimento.

Estrutura de hospedagem e potencial para eventos

Os 66 apartamentos são distribuídos em três pavimentos, divididos nas categorias Executivo Compacto; Executivo Plus; Master Select; Gran Master, além de suítes com hidromassagem. Recentemente, o Planalto Select Hotel entrou para o portfólio da Motor Road e agora conta com uma unidade habitacional tematizada para motociclistas — oferta que também dialoga com a história da família e da cidade.

“Criamos essa suíte em homenagem ao meu avô, Ricardo Wagner, mas também com o intuito de atender bem o público motociclista. O quarto é decorado com fotos do meu pai, Franklin Wagner, que na década de 1980 foi um fotógrafo amador premiado”, revela o diretor.

Sabendo do potencial corporativo do município, o empreendimento conta com sete salas de eventos que, juntas, têm capacidade para receber até 400 pessoas simultaneamente.

Lumen Café, a estrela do A&B

Na mesma época em que a propriedade adotou seu nome atual, o Lumen Café nasceu. Operado por Rafael Wagner, o espaço gastronômico foi desenvolvido para atender demandas dos hóspedes e passantes. Aberto em 2019, o restaurante e cafeteria caiu nas graças dos moradores de Ponta Grossa, com grande fluxo de clientes o dia todo.

“Existia um déficit de alimentação no Planalto Select, então começamos a sentir a necessidade de ter uma oferta mais apropriada. Eu estava começando a me aprofundar no assunto de cafés especiais e percebemos que tinha tudo a ver com a proposta do hotel”, explica Rafael.

Com a operação montada, o Lumen Café adquiriu sua própria máquina para torrar os grãos, sendo a única micro torrefação de Ponta Grossa. No menu, o espaço oferece uma série de opções da bebida, preparada com diferentes técnicas como infusão, prensa francesa ou coado. Para beber, o restaurante ainda conta com chás, sucos e drinks. No cardápio, os clientes também encontram sanduíches, refeições completas, massas, tortas e bolos.

Além do Lumen Café, o Planalto Select serve café da manhã no restaurante interno com itens de produção própria e conta com room service 24 horas.

Do hotel pra fora

O centro de Ponta Grossa tem uma vida noturna agitada, com uma gama de opções de bares e restaurantes. Contudo, os atrativos naturais são um diferencial na viagem de qualquer turista. Aqui, destacamos dois: o Parque Vila Velha e o Parque Buraco do Padre.

A apenas 30 minutos do Planalto Select, o Parque Vila Velha conta com trilhas, tirolesa, arvorismo, balão estacionário e lagoas. Mas a estrela principal do local são os arenitos – formações rochosas com mais de 300 milhões de anos, resultado da compactação e endurecimento de camadas de areia, quando a região do parque ainda era fundo do mar.

A estrutura também faz parte da área de afloramento da formação de furnas, conhecidas como dolinas ou cavernas verticais, com rochas sedimentares com cerca de 400 milhões de anos.

Já no Parque do Buraco do Padre, a furna que leva o nome do local é o atrativo principal. O buraco possui 40 metros de profundidade, por onde deságua uma cachoeira de 30 metros de altura. A estrutura do empreendimento também contempla tirolesa, trilhas, centro de atendimento ao turista e restaurante.

Conheça os detalhes e a história do Planalto Select Hotel em mais um Hotel In Loco do Hotelier News:

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian e Nayara Matteis/Hotelier News