No final de 2023, o Hotelier News retomou seu ciclo de lives com convidados da hotelaria. Pela bancada, passaram nomes como Tricia Neves (Mapie); Augusto Rocha (Pmweb) e Henrique Campolina. Iniciando as transmissões de 2024, Vinicius Medeiros recebe um renomado consultor e um dos melhores executivos de operação do país para falar sobre os desdobramentos do possível fim do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro.

Tema que vem tirando o sono dos hoteleiros desde dezembro, a descontinuidade do Perse ainda é incerta. Desde que Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou o interesse em revogar o programa de benefício fiscal, entidades turísticas vêm se movimentando em prol da manutenção da iniciativa até 2027, conforme apontava o texto inicial.

Para debater o assunto, o editor-chefe do Hotelier News convida Ricardo Mader, diretor de Valuation and Risk Advisory da JLL, e Paulo Mélega, vice-presidente de Operações da Atrio Hotel Management.

“O conteúdo da live tem um objetivo. Juntamente com esses dois grandes especialistas, quero debater o seguinte: se o programa efetivamente acabar, qual é o to do list para o hoteleiro em 2024″, afirma Medeiros. “Estamos na torcida para que os parlamentares estejam sensíveis para a relevância do Perse para o turismo, mas, ao mesmo tempo, queremos subsidiar o mercado com informações valiosas caso o pior aconteça”, complementa.

Para Mader, caso o programa seja revogado, a discussão passa pelo correto posicionamento de diária médias. “É um indicador que deve ser priorizado, pois entrega mais do que alguns pontos acima em ocupação. Também vamos falar sobre controle de custos, mão de obra e investimentos”, antecipa.

Já Mélega acredita que o caminho vai muito além de fazer conta ou pensar apenas na ponta do custo e da receita. Para ele, os hotéis precisam pensar mudanças de direção na organização como um todo. “Pensar e fazer diferente: apenas com aumento de produtividade e inovação o setor conseguirá aumentar as margens”, avalia.

Onde assistir

A live será transmitida na página oficial do Hotelier News no LinkedIn a partir das 19h. Será possível interagir com os participantes enviando perguntas para [email protected]. Esperamos vocês!

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelier News