Aberto hoje (7), o Visit Pernambuco – América Latina trouxe diversas perspectivas para a cadeia turística. Em coletiva de imprensa realizada no Village Porto de Galinhas após a abertura do evento, autoridades do setor reafirmaram o otimismo com as demandas por viajantes. Em 2022, o número de passageiros que chegam a Pernambuco deverá superar os 8,7 milhões registrados em 2019.

Participaram da coletiva: Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau; Eduardo Tiburtius, presidente da AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas); Milu Megale, secretária de Turismo de Pernambuco; Mário Pilar, secretário de Turismo de Ipojuca; e Alexandre Alves, gerente Regional do Sebrae-PE na Zona da Mata.

“Temos que comemorar o ano de 2022, que teve uma retomada muito forte. Os dados são bons e Pernambuco está em segundo lugar no ranking nacional de chegada de passageiros”, pontuou Milu.

“Até outubro, o número de passageiros em Pernambuco já era de 7,3 milhões, com média de 800 mil por mês, somando as demandas doméstica e internacional. Se continuarmos nesse ritmo no final do ano, com certeza iremos ultrapassar 2019, principalmente com o acréscimo de 18% na malha aérea para a alta temporada”, acrescenta.

Complementando o raciocínio da secretária, Maroja destacou que o mercado latino-americano está maduro, mas ainda é necessário aumentar a oferta de voos.

pernambuco - milu megale

Temos que comemorar o ano de 2022, salienta Milu

Resultados e estratégias

Tuburtius, por sua vez, ressalta que este cenário já teve reflexo direto na premiação do SOU Porto de Galinhas, realizada ontem (6). “Na premiação, já apareceram empresas que vendem para o mercado sul-americano, o que reforça a importância da região para nosso setor pela proximidade. Hoje, a Argentina é o principal mercado emissor do continente”, reforça.

Pilar lembra que, em 2019, o número de turistas argentinos em Pernambuco chegava a quase 200 mil. “Temos que trabalhar para ultrapassar essa meta”, afirma.

Em relação às estratégias para fomentar o setor, Alves ponta que o Sebrae-PE renovou o acordo de parceria com Ipojuca, permitindo o aumento da capacidade de atuação da entidade, atendendo diversos sementes integrados na cadeia do turismo.

Além disso, também está sendo criado um ponto de atendimento aos empreendimentos turísticos em Porto de Galinhas, aportando e capacitando consultores e técnicos para atender aos pequenos negócios.

“É uma reivindicação antiga do trade. Além disso, também iremos promover diversas capacitações para garantir o melhor atendimento possível aos turistas”, finaliza o gestor do Sebrae-PE.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News