Sustentabilidade é um dos pilares que compõem o DNA do Palladium Hotel Group. Não é de hoje que a empresa cumpre uma agenda focada em meio ambiente, economia circular e iniciativas sociais. Recentemente, a rede hoteleira anunciou a chegada de Gloria Juste como diretora de Responsabilidade Social — frente que ganhou novos contornos este ano.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (16), o Palladium anunciou a criação do Palladium Cares — nova identidade que engloba todos os projetos de responsabilidade social corporativa da empresa. O programa é pautado nos pilares Pessoas, Comunidade e Planeta, com iniciativas nas Américas e na Europa.

“Responsabilidade social não é nenhuma novidade no Palladium. Há anos é um pilar que faz parte de nossa proposta de valor, assim como nossas ações ambientais. Temos projetos que levam nossa cultura e queremos fortalecer esse vínculo com uma agenda estratégica. Definimos nossa missão que é tratar de gerar um interesse genuíno entre nossos colaboradores para gerar um impacto real”, explicou Jesús Sobrino, CEO da rede.

A estratégia abrangente reforça ainda mais o posicionamento do grupo como agente de mudança positiva na sociedade, diferenciando três verticais de ação com forte caráter social, tanto interna como externamente.

Com a criação da Palladium Cares, os projetos da empresa na Europa e América são homogeneizados e reforçados, articulando uma estratégia de colaborações e ações conjuntas com ONGs locais e Centros de Formação Profissional, entre outros.

Verticais de atuação

Dentre as iniciativas internas, a vertical Nossa Gente visa melhorar a vida dos colaboradores. Para desenvolver estratégias assertivas, o Palladium realizou uma análise de necessidades, por meio de ampla consulta aos próprios funcionários.

Desse processo, surgiram 98 novas iniciativas, que já começaram a ser implementadas, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente interno. Algumas dessas medidas incluem melhorias no lazer e no tempo livre, bem-estar e acomodação e transferência de funcionários.

Como sinal do compromisso da empresa com esses projetos e mecanismos de implementação, foram criados Comitês de Responsabilidade Social Corporativa em cada hotel — compostos pela alta administração e novos funcionários — que se reúnem periodicamente com o departamento de RSC do Palladium para analisar o plano atual e implementar melhorias constantes.

“No Palladium Hotel Group temos um forte compromisso com nossos funcionários. Estamos convencidos de que as nossas pessoas são o principal ativo da nossa empresa e devemos demonstrar isso dando-lhes todo o apoio e acompanhamento de que necessitam, tanto nos aspectos materiais como no acompanhamento e formação das suas carreiras”, afirma Gloria.

A segunda frente, denominada Nossa Comunidade, apoia e valoriza as comunidades locais onde a rede está presente. Nos EUA, o grupo iniciou seus trabalhos na criação de Centros de Formação Profissional com o apoio de entidades públicas locais, com os quais serão desenvolvidas oportunidades de capacitação e educação profissional.

Estas atividades serão implementadas nos diferentes destinos, começando no Brasil, México e Jamaica. Essas entidades facilitarão o acesso ao mercado de trabalho para as pessoas que realizarem os programas de capacitação propostos, sob a premissa de que a melhor assistência social é o empregado.

Já na Europa, está sendo lançado o projeto 4 causas para agir, que será desenvolvido em quatro fases ao longo do ano e terá como foco quatro causas específicas: infância, desigualdade, planeta e cuidados com os idosos. Este projeto será articulado em torno de um catálogo de oportunidades de colaboração entre cada um dos hotéis que o grupo opera na região e as ONGs locais selecionadas.

Por fim, a vertical Nosso Planeta possui viés socioambiental, reforçando ações globais já implementadas pela rede. O Palladium Cares contará com o acompanhamento que permitirá o desenvolvimento de planos de melhorias, com linhas de atuação como redução de plásticos, uso sustentável dos recursos naturais como a água, a redução e gestão correta dos resíduos, a proteção da biodiversidade, etc.

No Brasil, o Centro de Produção Agrícola é uma iniciativa do agroturismo onde colaboradores e clientes poderão ampliar sua visão cultural ambiental do nosso público regional, oferecendo cursos de educação ambiental, meliponicultura e cuidados com o planeta e otimização da produção.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Palladium Hotel Group