Presente em seis países, incluindo o Brasil, o Palladium Hotel Group reforça seu compromisso com a sustentabilidade, usando três eixos fundamentais como base: meio ambiente, economia circular e o campo social. Considerando isso, o grupo hoteleiro espanhol anunciou novos avanços para tornar seus empreendimentos menos nocivos, defendendo uso de energias renováveis, redução do uso de plásticos, incentivo a produtores locais, entre outras iniciativas.

Das principais políticas, está o uso responsável de energia, questão que já conta com ações da rede há alguns anos. Não é à toa que 100% da energia consumida em todos os hotéis da rede na Espanha, país de origem da rede, são provenientes de fontes renováveis. Para atingir esse patamar, a empresa conta com garantias de origem e adoção de painéis fotovoltaicos.

Só em Ibiza, o grupo instalou nesta temporada mais de 1,3 mil painéis solares nos seus resorts. Enquanto que nas Américas, a empresa já instalou um total de 11 mil desses painéis em seus empreendimentos. Somado às outras práticas e medidas, a rede consegue garantir que mais de 20% do consumo de energia seja renovável, evitando centenas de toneladas de emissões de CO² todos os anos.

O grupo planeja continuar expandindo o número de painéis solares nos próximos anos, e onde não é possível fazer uso deste tipo de tecnologia, utilizando de fontes renováveis alternativas, como gás natural, sistemas de recuperação térmica ou energia geotérmica. Com isso, a Palladium se compromete em elevar para 50% o uso de fontes renováveis.

Outras iniciativas

O grupo Palladium também aposta no desenvolvimento de um modelo de economia circular, a partir de três pilares essenciais: recuperação, reciclagem e reaproveitamento. Entre as práticas, estão a redução da utilização de plásticos de uso único, substituição desses por novos formatos e embalagens sustentáveis ou reutilizáveis. Além disso, o grupo hoteleiro também investe na digitalização, para reduzir o impacto do uso de papel e em fornecedores locais para o abastecimento dos restaurantes.

A política ambiental da rede espanhola também inclui iniciativas de proteção da biodiversidade, uso responsável da água e fomento às boas práticas. Para isso, o grupo realiza ações de conscientização entre seu colaboradores e clientes incentivando o uso sustentável dos recursos e valorização do meio ambiente.

Certificações

Por conta de todo esse esforço, os empreendimentos do grupo vem recebendo diversas certificações em termos de sustentabilidade. Os mais recentes foram concedidos ao Palladium Hotel Menorca e ao TRS Ibiza Hotel, 2021 e 2022, respectivamente, como os melhores projetos de sustentabilidade e reabilitação hoteleira na Espanha pela associação ReThink Hotel.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Palladium Hotel Group