Com projeção de alta no fluxo turístico, em virtude do número de feriados prolongados, pontos facultativos e demanda reprimida, o setor hoteleiro começa o ano de 2023 com otimismo. Pesquisa da Fecomércio RJ, realizada entre os dias 2 e 9 de janeiro, revela que mais de dois terços (68,2%) dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo estão com expectativas positivas em relação aos próximos três meses.

Esse otimismo não apenas se manteve da virada de dezembro para janeiro, como aumentou entre os empresários dos setores. O percentual dos 258 entrevistados que esperavam que seus negócios “melhorassem” ou “melhorassem muito” nos próximos três meses cresceu de 66,1% para 68,2%.

A expectativa também está alinhada ao desempenho do turismo nacional nos últimos meses. De acordo com a FecomercioSP, o segmento apresentou a melhor receita já registrada em novembro desde o mesmo mês em 2014, de R$ 18,3 bilhões. Isso quer dizer que, mesmo antes das festividades de final de ano, o setor já estava apresentando avanços significativos no desempenho.

Pessimismo resiste

Ainda assim, nem todos os empresários estão alinhados com essa visão positiva sobre seus negócios nos próximos três meses. Não só isso, mas o número de pessimistas registrou leve acréscimo durante o período, indo de 21,1% para 21,7%, de dezembro a janeiro, respectivamente.

O pessimismo pode ser consequência da manutenção do turbulento cenário macroeconômico e do elevado preço das passagens aéreas. Além disso, o setor de serviços teve estabilidade em novembro, com queda nos volumes dos serviços prestados às famílias, que inclui hotéis, restaurantes e atividades turísticas, resultando no desempenho mais fraco em 19 meses.

Já entre os que têm expectativa de estabilidade, o número caiu de 12,8% para 10,1%, contabilizando tanto para o aumento no otimismo quanto para a leve alta no pessimismo.

(*) Crédito da foto: Scott Graham/Unsplash