A inteligência artificial tem sido foco de uma grande discussão na indústria de viagens ao longo do ano. Sendo assim, o que o setor pensa a respeito desse novo recurso? Líderes de diversas marcas compartilharam suas visões com o Skift, ajudando a entender os prós e contras dessa tecnologia.

Airbnb e Uber são duas das maiores marcas de consumo na indústria de viagens, e cada um de seus executivos-chefes tem falado abertamente sobre como as empresas estão utilizando a IA generativa atualmente, bem como a tecnologia poderia moldar seu futuro. Brian Chesky, CEO do Airbnb, tem sido um dos líderes mais expressivos sobre o assunto.

“Basicamente, a resposta curta acontecerá em maio próximo, com um Airbnb totalmente novo. E a IA estará no centro disso”, pontua. Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, disse que a inteligência artificial poderia melhorar a personalização do usuário rastreando preferências como tipos de carros favoritos, entre outros pontos.

Pesquisa e reserva de viagens

Grandes empresas como Expedia Group e Booking Holdings obtiveram os maiores avanços no lançamento de ferramentas em torno da IA generativa devido aos recursos à sua disposição. Expedia, Kayak e OpenTable estiveram entre os primeiros a anunciar plug-ins ao ChatGPT Plus. O Expedia lançou uma ferramenta com tecnologia ChatGPT em abril e está planejando atualizações, enquanto Priceline e Booking.com lançaram ferramentas com tecnologia do Google em seus aplicativos no final de junho.

Executivos de ambas as empresas e de outras falaram publicamente sobre como os avanços na IA poderiam mudar a pesquisa e reserva de viagens. O Expedia, inclusive, já mostrou intenção de construir aplicativos de viagens com inteligência artificial.

Já na hotelaria, a IA poderia melhorar a eficiência em uma série de operações hoteleiras. Entre os benefícios, o recurso tem a capacidade de tornar o preço dos quartos mais lucrativo. Também estão sendo lançadas tecnologias destinadas a ler e responder e-mails com mais eficiência, otimizar agendas de funcionários e cardápios de restaurantes, além de responder perguntas de hóspedes por meio de um chatbot, analisar avaliações, entre outros benefícios.

(*) Crédito da foto: Alexandra_Koch/Pixabay