Na década de 2030, os melhores hotéis oferecerão experiências personalizadas aos hóspedes, opções de viagens sustentáveis e oportunidades atraentes para os funcionários. Como os operadores hoteleiros usarão novas tecnologias, responderão às mudanças nas necessidades e preferências dos viajantes e se tornarão mais sustentáveis? Como será o hotel do futuro?

Cinco líderes de Prática de Viagens, Logística e Infraestrutura da McKinsey imaginaram como será a experiência hoteleira na década de 2030. O primeiro ponto diz respeito à conveniência e personalização. Caroline Tufft aponta que a grande mudança que prevê que todos os pontos problemáticos serão removidos.

Segundo ela, as filas de check-in serão extintas e o hotel do futuro contará com opções melhores e mais flexíveis para esse procedimento. Vik Krishnan, por sua vez, diz que assim que você entra no empreendimento, ele saberá que você está lá. Assim, no futuro, a propriedade atribuirá o quarto ao hóspede por telefone, para que não seja necessário parar na recepção, revela o Hotel News Resource.

Outras tendências

Matteo Pacca aponta que, se pensarmos bem, usamos poucos dados em hospitalidade. Podemos personalizar e-mails, promoções, mas por enquanto essa personalização ainda é uma raridade no setor. Logo, o executivo acredita que veremos muito mais disso no futuro. A intensidade da luz no quarto, o café que o hóspede vai encontrar, as instalações do banheiro, o chuveiro e assim por diante, tudo será definido com dados.

Steve Saxon destaca que o maior crescimento em viagens virá de mercados em desenvolvimento, que não são as principais praças de hotéis até o momento. A maioria desses viajantes não fala inglês. Por isso, todo hotel deverá ter um aplicativo móvel que possa traduzir automaticamente uma ampla variedade de idiomas.

Preferências dos viajantes

Os especialistas apontam que, no futuro, a forma como os hotéis pensam a programação será bastante crítica. O que atrai a geração mais jovem é a noção de uma experiência única que não é replicável. Por exemplo, pode haver um hotel que está hospedando um retiro de ioga com algum professor famoso, e isso acontecerá por apenas uma semana.

Eles dizem que as gerações mais jovens realmente querem diferenças. Esses turistas buscam que os hotéis reflitam o ambiente e o local em que estão fisicamente situados, ao invés de ter uma sensação de mesmice. Assim, a integração dos elementos locais é uma grande tendência, bem como a valorização de experiências de bem-estar, aumento da tecnologia e automação, algo em que diversas redes já vêm investindo.

No hotel do futuro, a sustentabilidade ganhará ainda mais força, visto que os hóspedes priorizam estar em empreendimentos que respeitam o meio ambiente. A exigência por sustentabilidade irá abranger diversos pontos: materiais com os quais os hotéis são construídos, a forma como os alimentos são processados e servidos, e assim por diante.

E dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), os hóspedes também priorizarão empreendimentos com empregadores responsáveis. Isso porque a hospitalidade é experiência. A maioria delas é entregue por pessoas, e elas só podem oferecer experiências diferenciadas caso se sintam realizadas, felizes, relaxadas, bem pagas e bem treinadas.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News