A Hyatt Hotels anunciou recentemente que substituirá seu sistema de gerenciamento de receita por um conjunto de ferramentas da empresa de tecnologia IDeaS, segundo o Skift. A rede lançará um software para mais de 1,1 mil hotéis próprios e franqueados em todo o mundo.

Nos últimos anos, a Hyatt mudou a forma como analisa seus negócios. Por exemplo, a rede hoteleira passou a testar novas fontes de dados para prever tendências, de acordo com Michael Klein, vice-presidente de Gestão de Receita Global da empresa, que reforça que a Hyatt está buscando aumento de automação em todas as áreas do negócio. “É um acordo de cinco anos para nosso conjunto abrangente de produtos”, explica Sanjay Nagalia, cofundador e diretor de Operações da IDeaS.

O pano de fundo para a decisão do grupo hoteleiro é o fato de a receita auxiliar ser cada vez mais crítica para os hotéis. Por exemplo, a Hyatt informou, em seu relatório de resultados do segundo trimestre, que o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) representou 46% de sua base de receita total no período, nos hotéis dos EUA.

Atualmente, a Hyatt é uma das grandes redes que visam implementar práticas relevantes de resorts de cassino, de acordo com a edição mais recente do Skift Research Hotel Tech Benchmark sobre gerenciamento de receita. Especificamente, os hoteleiros estão interessados em estimar o gasto total que um hóspede pode fazer durante uma estadia em uma propriedade.

Expectativas

Estrategicamente, a rede espera que o software torne suas equipes experientes na definição de tarifas, fazendo perguntas sobre fatores além da oferta e demanda de quartos. “Precisamos que nossos sistemas de gerenciamento de receita tomem decisões de rendimento em todos os segmentos e canais de nossos negócios para otimizar o lucro”, acrescenta Klein.

Do ponto de vista operacional, a rede adotou a ferramenta com o objetivo de tornar sua equipe mais eficiente. O novo software comercial será usado tanto na sede corporativa, quanto pelos gerentes de receita em propriedades individuais.

“Poderemos liberar os colegas de algumas tarefas administrativas do dia a dia que podem atrapalhar o atendimento direto aos hóspedes. Muito do que ainda fazemos hoje pode ter desempenho ainda melhor por meio da automação”, complementa o executivo.

Além de otimizar as tarifas com base na oferta e demanda, o pacote do software também visa auxiliar os hotéis a otimizar os preços para suas reuniões e espaços para eventos. Além disso, a ferramenta combinará previsões de receita e operacionais e fornecerá inteligência de negócios para gerenciar vários empreendimentos simultaneamente. Por outro lado, embora a automação seja a grande estratégia do momento, o fator humano não é descartado.

“Ao criar eficiências aqui, nossos colegas de serviços comerciais poderão dedicar mais tempo à arte do gerenciamento de receita”, finaliza Klein.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hyatt Hotels