Hyatt usará mais automação para definir tarifas
15 de agosto de 2022A Hyatt Hotels anunciou recentemente que substituirá seu sistema de gerenciamento de receita por um conjunto de ferramentas da empresa de tecnologia IDeaS, segundo o Skift. A rede lançará um software para mais de 1,1 mil hotéis próprios e franqueados em todo o mundo.
Nos últimos anos, a Hyatt mudou a forma como analisa seus negócios. Por exemplo, a rede hoteleira passou a testar novas fontes de dados para prever tendências, de acordo com Michael Klein, vice-presidente de Gestão de Receita Global da empresa, que reforça que a Hyatt está buscando aumento de automação em todas as áreas do negócio. “É um acordo de cinco anos para nosso conjunto abrangente de produtos”, explica Sanjay Nagalia, cofundador e diretor de Operações da IDeaS.
O pano de fundo para a decisão do grupo hoteleiro é o fato de a receita auxiliar ser cada vez mais crítica para os hotéis. Por exemplo, a Hyatt informou, em seu relatório de resultados do segundo trimestre, que o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) representou 46% de sua base de receita total no período, nos hotéis dos EUA.
Atualmente, a Hyatt é uma das grandes redes que visam implementar práticas relevantes de resorts de cassino, de acordo com a edição mais recente do Skift Research Hotel Tech Benchmark sobre gerenciamento de receita. Especificamente, os hoteleiros estão interessados em estimar o gasto total que um hóspede pode fazer durante uma estadia em uma propriedade.
Expectativas
Estrategicamente, a rede espera que o software torne suas equipes experientes na definição de tarifas, fazendo perguntas sobre fatores além da oferta e demanda de quartos. “Precisamos que nossos sistemas de gerenciamento de receita tomem decisões de rendimento em todos os segmentos e canais de nossos negócios para otimizar o lucro”, acrescenta Klein.
Do ponto de vista operacional, a rede adotou a ferramenta com o objetivo de tornar sua equipe mais eficiente. O novo software comercial será usado tanto na sede corporativa, quanto pelos gerentes de receita em propriedades individuais.
“Poderemos liberar os colegas de algumas tarefas administrativas do dia a dia que podem atrapalhar o atendimento direto aos hóspedes. Muito do que ainda fazemos hoje pode ter desempenho ainda melhor por meio da automação”, complementa o executivo.
Além de otimizar as tarifas com base na oferta e demanda, o pacote do software também visa auxiliar os hotéis a otimizar os preços para suas reuniões e espaços para eventos. Além disso, a ferramenta combinará previsões de receita e operacionais e fornecerá inteligência de negócios para gerenciar vários empreendimentos simultaneamente. Por outro lado, embora a automação seja a grande estratégia do momento, o fator humano não é descartado.
“Ao criar eficiências aqui, nossos colegas de serviços comerciais poderão dedicar mais tempo à arte do gerenciamento de receita”, finaliza Klein.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Hyatt Hotels