Matéria originalmente publicada no site QueGostoso!, de Claudio Schapochnik*

O Nikkey Palace Hotel, um dos mais tradicionais hotéis no bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, inaugurou o charmoso café Itigo Itie (fala-se “Itigô Itiê) Coffee & Sweet. Aberto no dia 15 de dezembro, o estabelecimento está em fase de soft opening — aquele período de ajustes natural de qualquer negócio. A reportagem do QUE GOSTOSO! conheceu recentemente, com exclusividade, o novo espaço acompanhado pela diretora do hotel, Celina Ikesaki.

“Era um desejo antigo ter um café no Nikkey”, disse Celina. No local, no lobby do hotel, ela explicou, funcionava uma loja de terceiros no espaço alugado. As obras começaram no início de outubro de 2022, e o Itigo Itie iniciou atividades no meio de dezembro.

“O estabelecimento agrega valor à experiência do hóspede e do público em geral”, completou a diretora. “E o nome tem tudo a ver com essa proposta: Itigo Itie é uma expressão japonesa que, na tradução para o português, significa ‘momento único’.”

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-13

No alto, alguns doces japoneses do Itigo Itie Coffee & Swett e, acima, a nutricionista do Nikkey Palace Hotel, Adriana Hashimoto, e a diretora do empreendimento, Celina Ikesaki, exibem os doces junto à máquina de café

 

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-9

Café mineiro especial: delicioso, bem tirado e saboreado numa linda xícara de cerâmica

“Aqui a pessoa aproveita bem o seu momento, onde pode conversar e desfrutar de um delicioso cardápio, com cafés e doces, num ambiente sossegado e intimista num trecho calmo e de fácil acesso da Liberdade”, explicou ao QUE GOSTOSO! a nutricionista do Nikkey, Adriana Hashimoto.

De fato. O Nikkey fica a algumas quadras do pedaço mais agitado do bairro — os arredores da Praça da Liberdade, onde fica uma das saídas da estação do metrô Japão-Liberdade (Linha 1 Azul).

AMBIENTE E CARDÁPIO

O Itigo Itie tem capacidade para 36 pessoas. Há várias mesinhas e cadeiras, o balcão com doces japoneses e bebidas geladas, uma bela máquina de café e uma estante com vários produtos alimentícios à venda.
A vista para a rua Galvão Bueno dá pra ser vista através do vidro do chão ao teto. No lado oposto, a parede é decorada com a pintura de um dos cartões-postais japoneses — o Monte Fuji — e de folhas de momiji.

Um ambiente bem bacana. Que gostooooooso!

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-1

O Monte Fuji retratado na parede do café

 

Em relação ao cardápio de bebidas, há água, refrigerante, suco, chá e café. Na parte do café, o Itigo Itie recebeu a consultoria de Márcia Yoko Shimosaka, que possui mais de 25 anos de experiência no segmento. O treinamento é dado por Ronaro Soares. Lá são servidas bebidas com grãos especiais de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Para comer há algumas opções de doces japoneses, que recebem bem menos açúcar que os brasileiros.

Estes doces são feitos por um chef confeiteiro, de origem japonesa, chamado César Yukio. “Fizemos uma pesquisa e saboreamos doces japoneses feitos por alguns confeiteiros. Todos muito bons, mas achamos a proposta do Yukio diferente e, portanto, é ele quem faz e fornece os doces para o Itigo Itie”, contou Celina.

E salgados, o café vai oferecer? “Vamos, sim. Estamos estudando quais e se os faremos aqui ou não”, disse a diretora.

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-12

O pavê de matchá

A EXPERIÊNCIA

Provei dois cafés coados, sendo um mineiro e outro capixaba. Ambos foram explicados e feitos por Dalton Ikesaki e Henrique Rocha Bressan.

Tomei ambos os cafés sem acúçar e, sem dúvida, café especial é café especial. Estavam naturalmente doces, sem exagero, e com sabores excepcionais. Que gostooooooso!

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-8

Os atendentes e baristas Ikesaki e Bressan

Em relação aos doces, pedi os três mais vendidos: yuzu, mousse de limão asiático envolto em chocolate, que ganhou a cor amarela; chocopie, torta com três texturas e receitas de chocolate coberta com amêndoas; e pavê de matchá, com cobertura de chocolate rubi.

 

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-5

O yuzu no lindo prato de cerâmica, com o café especial capixaba

 

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-6

O yuzu “destruído”: super delicioso

Além de lindo aos olhos, o yuzu é azedinho e com uma doçura bastante suave. Surpreendente. Adorei. Que gostooooooso! O chocopie foi outra agradável surpresa. Os chocólatras, o que não é meu caso, vão adorar. Show. Que gostooooooso!

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-11

O chocopie quando chegou à mesa…

 

Nikkey-Palace-abre-cafe-japones-aconchegante-Foto-Claudio-Schapochnik-Que-Gostoso-10

…e por dentro: espetacular

Só posso recomendar o Itigo Itie. Com toda a certeza.

*O QUE GOSTOSO! conheceu Itigo Itie Coffee & Sweet a convite do Nikkey Palace Hotel

SERVIÇO:
Nikkey Palace Hotel
Itigo Itie Coffee & Sweet
Rua Galvão Bueno, 425, Liberdade, São Paulo/SP
Tel. (11) 3207-8511
www.nikkeyhotel.com.br

(*) Crédito das fotos: Claudio Schapochnik/Que Gostoso!