Nomeado na semana passada para o comando do MTur (Ministério do Turismo), Celso Sabino disse em entrevista ao Poder360 que está elaborando um programa para ampliar o setor no país e deverá apresentá-lo ao presidente Lula (PT) até o final de setembro.

O novo ministro pontua que o valor necessário para cumprir a proposta ainda não está fechado, mas deve significar aumento de recursos para a pasta, algo esperado pelo grupo representado por ele na Esplanada. “Todas as estruturas ministeriais tiveram contingenciamento e restruturação orçamentária. E agora é o momento, com aprovação do marco fiscal e da Reforma Tributária, de discutirmos as prioridades e tentar recompor o orçamento do ministério”, destacou Sabino.

Com a entrada do político do União Brasil no governo, espera-se que o orçamento do MTur seja maior. A nomeação do deputado é a primeira de uma série de trocas ministeriais que serão feitas para atender ao Centrão. Atualmente, o montante do qual o turismo dispõe é de R$ 581 milhões, segundo o Siga Brasil, site do Senado que monitora o orçamento da União.

“Um plano com metas que deverão ser avaliadas semestral e anualmente. Um plano para cinco anos e com ações, programas, projetos e até tarefas que vão precisar ser realizadas pelo setor público e pelo setor privado. E, dentro daquilo que cobre o setor público, nós vamos ter uma projeção do orçamento necessário para desenvolver essas iniciativas”, complementa o ministro.

Nova gestão

Sabino começou a despachar no MTur no começo dessa semana, depois de um longo período de negociação entre o União Brasil e o Planalto. O objetivo era atender a bancada da sigla na Câmara, que queria um nome representado no governo.

Recém-chegado, o novo ministro afirma que recebeu do presidente a missão de desenvolver o turismo, gerando empregos e riqueza para o setor. “Fazer com que o Brasil seja um país que experimente um novo momento no seu turismo com geração de riqueza é o meu objetivo”, pontua.

Sabino também anunciou que apresentará em agosto a reorganização do Conselho Nacional do Turismo, que tem 60 integrantes e é formado, em sua maioria, por especialistas do setor. Além do MTur, o União Brasil também mira o comando da Embratur.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Info Money