Fim da novela no MTur (Ministério do Turismo). Celso Sabino foi nomeado hoje (14) como novo ministro da pasta, após a saída de Daniela Carneiro do cargo, segundo o UOL. A entrada do deputado do União Brasil no comando do órgão foi confirmada no Diário Oficial da União.

A publicação confirma também a exoneração “a pedido” de Daniela do cargo. A troca foi anunciada ontem, após pressão do União Brasil, atual sigla de Sabino. Com o anúncio de seu nome, o novo ministro divulgou um vídeo no qual agradece ao presidente pela confiança e à bancada do partido na Câmara dos Deputados. “Assumo a pasta com muita responsabilidade, disposição e vontade”, diz.

Além das questões partidárias, o nome de Daniela já vinha sofrendo desgaste desde o início do governo, em janeiro. Na época, se tornou pública a participação da família de um miliciano em campanhas da ex-ministra e na gestão de seu marido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo (RJ).

Ao reforçar o acordo com o União Brasil, o governo deseja conseguir mais apoio no Congresso, mas também abre espaço para questionamentos a respeito da representação feminina em sua gestão. Sobre isso, Lula ressalta que a saída de outras ministras é apenas especulação.

Celso Sabino: carreira

Recém-empossado, Sabino tem longa trajetória política. Em 2010, elegeu-se como deputado estadual no Pará. No ano seguinte, ocupou o cargo de secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda.

Em 2013, filiou-se ao PSDB e, no mesmo ano, assumiu a presidência do Instituto de Metrologia do Pará. Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo partido e exerceu novo mandato entre 2015 e 2018, ano em que foi eleito deputado federal, atuando de março de 2019 a janeiro de 2021 como vice-líder do partido no Pará.

Em 2021, saiu do PSDB e, no ano seguinte, foi eleito o novo presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara. Sabino é graduado em Administração de Empresas pela Unama (Universidade da Amazônia) e em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Também possui MBA em Gestão Financeira e Controladoria, Administração e Negócios pela Fundação Getulio Vargas, doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidad del Museo Social Argentino, e pós-doutorado em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Info Money