O Hurb (antigo Hotel Urbano) vem enfrentando uma grave crise iniciada neste mês. Após diversas acusações de calote por falta de pagamento e por não entregar os pacotes de viagens vendidos, a empresa agora se vê no centro de um processo administrativo aberto pelo Ministério da Justiça, aponta o Bol.

A ação foi aberta via Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens na plataforma. No meio da crise, João Ricardo Mendes, CEO do Hurb, renunciou ao cargo após publicar vídeos ofendendo e debochando de clientes que fizeram reclamações.

Após a renúncia de Mendes, Otávio Brissant assumirá o cargo interinamente até que a empresa vote em um nome definitivo. O agora ex-CEO segue como fundador e principal acionista do Hurb.

Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor, afirmou que a situação dos clientes da empresa é inaceitável e o processo é uma alternativa para coibir práticas abusivas no mercado de turismo. As medidas contra o Hurb vão desde aplicação de multas, que podem chegar a R$ 13 milhões, até a suspensão das atividades.

O processo

A Senacon destaca, ainda, que a decisão ocorre após aumento das reclamações contra a companhia em todo o país. Nos três primeiros meses do ano, foram mais de 7 mil. Além disso, a resolução de demandas na plataforma consumidor.gov caiu de 64% em 2022 para 50% neste ano.

O Hurb já havia sido notificado sobre as denúncias. A empresa foi chamada para prestar esclarecimentos sobre as práticas comerciais, mas as propostas não foram suficientes e a companhia pediu a negociação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), alegando diminuição das reclamações.

“São milhares de consumidores e consumidoras em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte do Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal. Assim sendo, determinei a abertura de processo administrativo contra a empresa”, afirma Damous em nota.

(*) Crédito da capa: Divulgação